saneamento basico

Renan vai a Brasília pleitear investimento para obras hídricas

O governador Renan Filho irá a Brasília, nesta quarta-feira (3), conversar com o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, acerca das obras hídricas prioritárias para Alagoas. O anúncio da viagem havia sido feito na semana passada, quando Renan Filho foi à cidade de Delmiro Gouveia buscar soluções para a falta de água na região, agravada no mês passado.

“Nós já resolvemos a situação de cinco cidades: Olho D’Água do Casado, Mata Grande, Canapi, Piau (um distrito grande em Piranhas). Faltava resolver Pariconha e Delmiro Gouveia. A nossa ida possibilitou a solução emergencial para os dois municípios”, revelou o governador.

Como medida, o bombeamento da Adutora do Complexo de Salgado foi retomado depois que a mancha sobre o rio São Francisco foi afastada da área. Mas Renan Filho visa o avanço de obras importantes para levar água, de forma permanente, ao Agreste e Sertão do Estado.

“A captação do Complexo do Salgado não é a solução definitiva. Nesta quarta-feira, eu estarei em Brasília, para conversar com o ministro Aloizio Mercadante sobre as obras hídricas de Alagoas, que são prioridade para o Estado e precisam ser prioridade também para o governo federal”, declarou o governador.

Renan Filho complementou: “Não podemos aceitar que a [obra da] Adutora do Alto Sertão não tenha uma velocidade necessária para levar água para as pessoas; o mesmo com a Adutora da Bacia Leiteira”.

A conclusão da Adutora do Alto Sertão requer o investimento de R$ 38 milhões. “A obra do Canal do Sertão, que é muito grande e bilionária, precisa contemplar a saída da água do Canal para as pessoas. E, essas obras de adutoras fazem justamente isso, fazem funcionar o Canal do Sertão. É isso que vou conversar com o ministro, fazer ver a importância dessas obras para Alagoas”, adiantou.

 

Fonte: Tribuna Hoje

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »