saneamento basico

“Saneamento é fundamental para combater o Aedes aegypti”

Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (22), o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) lembrou que erradicar o mosquito Aedes aegypti é a forma mais eficaz de conter o zika vírus. Gurgacz também afirmou que o combate eficiente à proliferação do mosquito exige não só a eliminação dos focos de água parada, mas também serviços de saneamento básico para toda a população.

O senador lembrou que, pelos cálculos do Ministério da Saúde, o zika vírus já pode ter afetado 500 mil brasileiros, sendo apontado como o provável responsável pelos casos de microcefalia que estão ocorrendo no Brasil deste o ano passado.

Neste ano, segundo Gurgacz, já nasceram no Brasil 462 bebês com microcefalia e 41 destes casos estão relacionados ao zika. Outras 3.852 notificações de malformações em recém-nascidos estão sendo estudadas pelo Ministério da Saúde. Além da zika, o Aedes aegypti também transmite a dengue, a chikungunha e a febre amarela.

— Não vamos vencer a luta só com a mobilização da população. É preciso fazer chegar tratamento de esgoto, coleta regular de lixo e água potável a 30% dos municípios brasileiros que sobrevivem sem esses serviços. Em Rondônia, esse desafio é enorme. A grande maioria das cidades rondonienses não possui tratamento de esgoto — ressaltou.

Acir Gurgacz ainda destacou o esforço de Rondônia no combate às doenças tropicais, ressaltando a redução dos casos de malária e febre amarela nas últimas décadas. Segundo ele, no ano passado, os casos de dengue no estado aumentaram apenas 40% enquanto a média nacional foi de 178%. Como 18 dos 52 municípios rondonienses estão em situação de alerta, ele advertiu que todo esforço é necessário para eliminar o mosquito Aedes aegypti.

Fonte: Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Últimas Notícias:
Integração de sistemas no saneamento o risco operacional que começa na desorganização dos dados EOS Systems

Integração de sistemas no saneamento: o risco operacional que começa na desorganização dos dados | EOS Systems

No setor de saneamento, a falta de integração entre sistemas não é apenas um problema de TI; é um risco operacional sistêmico. Quando o sistema comercial (faturamento) não se comunica com o operacional (telemetria/GIS) e ambos ignoram o fiscal (ERP), a operação da concessionária entra em um ciclo de desorganização de dados, onde a informação se torna incompleta e a tomada de decisão perde efetividade.

Leia mais »
Novo marco legal do saneamento fracasso ou limites estruturais

Novo marco legal do saneamento: fracasso ou limites estruturais?

Nos últimos meses, uma sequência de notícias sobre concessões esvaziadas, revisões de modelagens e redução do interesse privado em projetos de saneamento reacendeu um debate incômodo. O novo marco legal do setor (Lei 14.026/2020) estaria falhando em sua principal promessa: a universalização dos serviços até 2033?

Leia mais »