saneamento basico

São Paulo amplia desconto para quem economizar água

O governo de São Paulo anuncia nesta segunda-feira (31) que vai ampliar para quase toda a região metropolitana de São Paulo o desconto a consumidores que reduzirem em 20% o uso de água. O cerimonial do evento no Palácio dos Bandeirantes havia colocado uma faixa sobre a ampliação do programa de bônus antes do evento começar e depois a retirou. O governador Geraldo Alckmin deve fazer o anúncio ainda nesta manhã.

Atualmente, o desconto de 30% na conta só vale para moradores de regiões abastecidas pelo Sistema Cantareira, que sofre com a falta de água nos reservatórios. Os níveis de água do Sistema Cantareira seguem acumulando baixas e bateram mais um recorde após a medição desta segunda-feira (31). O índice chegou a 13,4% e, pela primeira vez na história.

Recorde no Alto Tietê
Atualmente com 37,6% da capacidade, o Sistema Alto Tietê tem o nível mais baixo dos últimos dez anos para o mês de março. Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), desde dezembro as represas da região abastecem parte da Zona Leste da capital, que normalmente é atendida pelo Sistema Cantareira.

De lá para cá, o Sistema Alto Tietê viu seu volume de água cair 11,3%. A Sabesp informou que, com a mudança, 1,6 milhão de pessoas passou a receber água do Sistema Alto Tietê e também do Guarapiranga.

O governo estadual tomou a medida de emergência em razão do nível crítico do Sistema Cantareira, mas a decisão só foi anunciada pelo governador Geraldo Alckmin em 6 de março. Contudo, a Sabesp afirma que a produção de água do sistema continua em 14,65 m³/s, mesmo após o plano de emergência. A Sabesp não informou se há um tempo limite para uso dos recursos do Alto Tietê.

Fonte: G1
Veja mais: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/03/sao-paulo-amplia-desconto-para-quem-economizar-agua.html

Últimas Notícias: