saneamento basico

TCU descobre saques irregulares em convênios da Transposição do Rio São Francisco

O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou “movimentações atípicas” em pelo menos 9% das contas específicas de 142 convênios celebrados pelo Ministério da Integração com 399 municípios dos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. Os auditores descobriram saques em espécie, o que é proibido, e também transferências, igualmente vedadas pela legislação, para outras contas dos municípios que nada têm a ver com os compromissos e objetivos acertados com o Governo Federal.

Os convênios foram firmados dentro do Programa de Integração do Rio São Francisco para o rapasse total de R$ 730 milhões. A constatação foi possível por meio da auditoria operacional denominada Obras de Esgotamento Sanitário e Governança de Recursos Hídricos. As conclusões do trabalho foram apresentadas ontem (1º), resumidamente, pelo auditor André Delgado de Souza aos participantes do Seminário ‘A Crise Hídrica no Semiárido Paraibano’, evento que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) promove no seu Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa, com encerramento previsto para esta sexta-feira (2).

Construtoras incapazes
Também foi examinada pela mesma auditoria do TCU a capacidade operacional das construtoras responsáveis pelas obras. Veio a constatação: 13% delas não têm condições técnicas e materiais para realizar os serviços para os quais foram contratadas. Os auditores verificaram ainda que faltam planos de bacia em locais com obras e há falhas na gestão dos recursos hídricos, além de dificuldades para a conclusão das obras.

Já em outra outra auditoria, destinada a “acompanhar as obras associadas à oferta de água (abastecimento humano) na região do Semiárido, identificando seus reflexos”, comprovou-se um índice alto (22%) de inadimplência nos convênios com o MI entre os municípios analisados nos estados do Nordeste e também em Minas Gerais.

Fonte: Jornal da Paraíba
Foto: TCE-PB

Últimas Notícias:
Governo aprova resolução para reúso de água no Brasil (1)

Governo aprova resolução para reúso de água no Brasil

O CNRH (Conselho Nacional de Recursos Hídricos), vinculado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, aprovaram, nesta terça-feira (1º de Setembro), norma que estabelece critérios técnicos para garantir a segurança sanitária no reúso direto não potável de água.

Leia mais »
Bacia-esponja pode ser uma alternativa contra inundações

Bacia-esponja pode ser uma alternativa contra inundações

Imagens impressionantes de uma enxurrada na região entre o Nepal e Tibet, na Ásia, atravessaram o mundo. E no Brasil, fizeram recordar as enchentes ocorridas nos últimos anos, em diferentes regiões. Com mais frequência e intensidade, os extremos climáticos têm a mesma origem, o aquecimento global.

Leia mais »