saneamento basico
Semad Inovações no Saneamento Básico

Representantes da Semad debatem as inovações no saneamento básico em congresso no Norte de Minas

Semad Inovações no Saneamento Básico

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável marcou presença, nos dias 29 e 30/8, no 1º Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade.

O evento também contou com a participação do superintendente de Saneamento Básico da Semad, Kleynner Jardim Lopes.

Contudo foi promovido pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte), o Congresso tem como objetivo promover e apresentar soluções que visam a transformação dos municípios em locais sustentáveis e inteligentes, buscando atender a uma mobilização global em prol da modernidade na administração pública, focada na eficiência, agilidade e transparência.

Então a secretária Marilia Melo destacou a importância na sua apresentação da atuação do Codanorte, que tem diversos municípios em sua abrangência. “Abordamos a agenda do saneamento, que é uma competência dos municípios, e o consórcio vem realizando um trabalho de qualificação e capacitação e impulsionamento desse serviço público”, observou.

Portanto as ações do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), seja no trabalho de modelagem para os Resíduos Sólidos Urbanos, na implementação da coleta seletiva e o trabalho dos catadores também foram destaque na apresentação da secretária. “Avançar nos índices de tratamento de água e esgoto no nosso estado é muito importante”, completa Marília Melo.

LEIA TAMBÉM: CMA aprova incentivo a soluções individuais para esgoto em áreas rurais

Codanorte

Ademais com sede no município de Montes Claros, o Codanorte conta, atualmente, com 63 municípios consorciados.

Portanto de acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010), a população total assistida pelo Codanorte alcançou um contingente de mais de 850 mil pessoas. Segundo estimativas e pesquisas estatísticas, também divulgadas pelo IBGE, em 2021, houve um aumento desse contingente populacional para 1.305.481.

Em conclusão das cidades consorciadas, 26,5% delas (17 municípios) possuem população rural superior à população urbana. O consórcio oferece assistência nas áreas social, jurídica, elaboração de convênios e projetos, saúde e meio ambiente, incluindo licenciamento ambiental.

Fonte: Agência Minas.

Últimas Notícias:
Blindagem Valas Estroncas Flexíveis

Sistema de Blindagem de Valas com Estroncas Flexíveis

Para a execução de trabalhos neste tipo de ambiente, o sistema de Blindagem de Vala Europeu tem características técnicas desenvolvidas para atender aos requisitos da execução de obras em locais densamente urbanizados, com foco na preservação do meio ambiente e estruturas adjacentes.

Leia mais »