saneamento basico

Qual a semelhança entre o Biobob e um bob de cabelo?

Biobob

O criador desta tecnologia nos conta:

O nome Biobob surgiu de uma brincadeira…

No início, quando ainda pesquisava a utilização de espuma de poliuretano (PU) como meio suporte para imobilização celular, buscava meios para viabilizar tecnicamente a aplicação deste material em reatores de maior escala.

Tínhamos o desafio de não deixar o leito reacional ser colmatado pela compressão das matrizes de espuma de PU. Assim, particionávamos os reatores de bancada para diminuir o empuxo e a compactação.

LEIA TAMBÉM: Você sabe como o Biobob® funciona?

Daí Deus me deu uma ideia: “Se tenho que particionar o reator, porque não particionar espuma por espuma?”. Dessa forma, comprei um saco de bob de cabelo, inseri as espumas dentro destes bobs e testamos em bancada. Deu certo!

Entusiasmados com os resultados que estávamos conseguindo, começamos a chamar a nova ideia de Biobob, por causas dos bobs de cabelo, e assim ficou!

Quero aqui registrar a grande contribuição do meu amigo Luiz Fernando Bezerra, parceiro nos estudos de bancada, que ajudou a consolidar este nome!”

Moacir Araújo criador do Biobob

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »