saneamento basico

Carro elétrico funciona como barco em situações de emergência

A montadora japonesa Fomm criou um carro anfíbio. O modelo é totalmente elétrico e compacto, ideal para ser usado em situações extremas, como após tsunamis ou outros desastres naturais envolvendo água.

Apelidado de Concept One, este é o primeiro veículo projetado pela empresa, que pretende se tornar referência em desenvolvimento de carros ecologicamente corretos. Hideo Tsurumaki, o presidente da Fomm, explica que a inspiração para essas criações vem da proximidade com que sempre esteve aos desastres, por morar em uma área muito propícia a tsunamis.

Essa situação o levou a pensar em alternativas e soluções capazes de resistir às catástrofes. Assim surge o Concept One. Em termos de carros capazes de carregar até quatro passageiros, este é o menor do mundo, sendo 15 centímetros mais curto que o Smart e pesando apenas 469 quilogramas.

O carro é um elétrico comum. Em situações normais, seu motor oferece potência máxima de cinco quilowatts e autonomia de até cem quilômetros a cada recarga completa.

O funcionamento é bem diferente quando o nível da água sobe. Os pneus do Concept One passam a funcionar como nadadeiras e o carro utiliza um gerador de jato d’água para se locomover. Apesar de ainda ser um conceito, a empresa japonesa garante que o carro está pronto para tomar forma e deve entrar em linha de produção já no próximo ano.

Fonte: CicloVivo
Veja mais: http://ciclovivo.com.br/noticia/carro-eletrico-funciona-como-barco-em-situacoes-de-emergencia

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »