saneamento basico

China tentará limpar poluição atmosférica com “chuveiros gigantes”

A China está enfrentando um problema sério de poluição atmosférica nos dias atuais. Depois de décadas de crescimento econômico, sem se preocupar com as questões ambientais, o país agora se vê envolto por pesadas nuvens de fumaça ao redor de suas principais cidades.

O caso é tão grave que clínicas especializadas em problemas relativos à poluição estão sendo abertas por lá. Além disso, o governo está usando painéis eletrônicos gigantescos para exibir uma recriação digital do nascer do sol, que fica escondido sobre toda a fumaça densa.

Chuva artificial
Enquanto as autoridades do país estão buscando formas de “semear as nuvens” para tentar resolver o problema, Yu Shaocai, professor da Universidade de Zhejiang e um ex-funcionário da Agência de Proteção Ambiental dos EUA, apareceu com uma ideia melhor: irrigar a cidade.

Shaocai é especialista em “Deposição”, um processo pelo qual as gotas de chuva ou flocos de neve limpam as partículas de aerossóis do ar. Em outras palavras, elas recolhem e depositam as partículas poluídas no chão.

Limpando os céus
Mas como isso funcionaria? Em um artigo publicado na edição de janeiro de Chemistry Letters Ambiental, Shaocai propõe instalar “chuveiros” gigantes presos no topo de arranha-céus de modo a pulverizar a atmosfera acima das cidades fortemente poluídas para limpar suas toxinas e gases.

Shocai deverá realizar testes com seus alunos nas universidades de Zhejiang e Hangzhou. A poluição urbana fica abaixo de 300 metros de altura, o que significa que as torres existentes oferecem a plataforma ideial para o experimento do professor.

Fonte: Tecmundo
Veja mais: http://www.tecmundo.com.br/ecologico-/49360-china-tentara-limpar-poluicao-atmosferica-com-chuveiros-gigantes-.htm

Últimas Notícias:
Decisão do STJ sobre Tema 565 garante segurança jurídica no saneamento

Decisão do STJ sobre Tema 565 garante segurança jurídica no saneamento

A decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de rejeitar o pedido de revisão do Tema 565. Representa uma importante vitória para a segurança jurídica do setor de saneamento. Com isso, permanece válido o entendimento de que a cobrança da tarifa de esgoto é legítima, mesmo quando nem todas as etapas do tratamento são executadas. Desde que haja a prestação de atividades que integrem o serviço de esgotamento sanitário.

Leia mais »
Leilão de saneamento sem concorrentes, consórcio arremata o Bloco 1 de esgoto do Ceará

Leilão de saneamento: sem concorrentes, consórcio arremata o Bloco 1 de esgoto do Ceará

O Consórcio Ceará Saneamento arrematou, nesta terça-feira, 30, o Bloco 1 (Norte-Litorâneo) da parceria público-privada (PPP) de esgotamento sanitário de municípios do interior do Ceará. Sem concorrentes, o grupo ofereceu desconto de 1,15% sobre a contraprestação máxima prevista em edital. Os demais quatro blocos previstos originalmente não foram levados a leilão na sede da B3, em São Paulo.

Leia mais »