saneamento basico

Chuveiro permite tomar banho infinito

Batizado de Showerloop, o chuveiro permite tomar banho sem se preocupar com o consumo de água – porque ela é reaproveitada. Ao contrário de outros chuveiros ecológicos, que coletam água mas a utilizam para outros fins (como acionar a descarga da privada), no Showerloop a água volta para o próprio banho. Os criadores do produto dizem que, graças a isso, é possível tomar banho por quanto tempo você quiser, gastando apenas dez litros de água – mesma quantidade que os chuveiros comuns gastam a cada minuto de uso.

O truque está no processo de reaproveitamento da água, que passa por várias etapas de limpeza depois de escoar pelo ralo. A primeira é uma tela, que retém fios de cabelo. Em seguida, a água passa por um filtro de microfibra, uma camada de areia e outra de carvão ativado, que supostamente eliminam as partículas de sabão. Por fim, a água é esterilizada por uma lâmpada de luz ultravioleta, e bombeada novamente para o chuveiro.

Segundo o fabricante, outro ponto positivo é a economia de energia elétrica. Como a água já foi esquentada no momento em que se abriu o registro do chuveiro, gasta-se menos para mantê-la na temperatura ideal. O produto está sendo lançado na Europa este mês, em um kit que custa 1.500 euros (custo de instalação à parte).

Fonte: Super Interessante
Foto: Vídeo/Showerloop

Últimas Notícias:
Certame da Saneago atrai apenas um grupo

Certame da Saneago atrai apenas um grupo

Dois dos três lotes ofertados ficaram sem oferta; problemas na modelagem afastaram grandes investidores. O leilão de Parcerias Público-Privadas (PPPs) da Saneago (estatal de saneamento de Goiás) atraiu o interesse de apenas um grupo, o Consórcio Águas do Cerrado, que entregou proposta para somente um dos três lotes da licitação, apurou o Valor.

Leia mais »
Rede de esgoto avança na Maré e beneficia a Baía de Guanabara

Rede de esgoto avança na Maré e beneficia a Baía de Guanabara

Obras de saneamento, de R$ 120 milhões, vão até o fim de 2027 e incluem tronco coletor de 4,5kms e 18kms de tubulações

O cenário do Complexo da Maré — formado por 16 favelas — está em transformação, com um vaivém de operários e máquinas. Equipes instalam manilhas de até 1,50 metro de diâmetro e escavam poços para avançar nas obras de saneamento iniciadas pela Águas do Rio, que têm como objetivo beneficiar, segundo a concessionária, 200 mil pessoas.

Leia mais »