Dispositivo aproveita temperatura elevada de regiões desérticas para funcionar.
Falta de água e clima árido é uma combinação comum no sertão do país que prejudica milhares de pessoas. Agora imagine que a temperatura elevada de tais regiões possa ser usada a favor da população. É o que promete um dispositivo criado por pesquisadores do MIT e da Universidade da Califórnia em Berkeley, ambas nos Estados Unidos.
A máquina usa a umidade do ar para produzir água, podendo ser aplicada em lugares de clima desértico ou seco. Para isso, utiliza um material chamado MOF (Sigla em inglês para estrutura metal-orgânica), que foi criado pela própria Universidade da Califórnia há muitos anos.
Tanto a criação deste material quanto seu uso para a máquina vem de estudos liderados pelo pesquisador Omar Yaghi, que chama a invenção de “água personalizada”. Segundo ele, “este é um grande avanço no antigo desafio de colher água do ar mesmo com baixa umidade”.
Durante testes, realizado no telhado no MIT, o protótipo captou 2,8 litros de água em um período de 12 horas, usando somente um quilograma de MOF.
Para saber mais sobre este material e como funciona a tecnologia, assista ao vídeo abaixo:
Fonte: Ciclo Vivo