saneamento basico

ONS inicia operação com novo sistema para gestão de energia com tecnologia smart grid

Desde o final do ano passado, o sistema de supervisão e controle do Operador Nacional do Sistema Elétrico, responsável pelo gerenciamento de energia do País, passou a contar com um dos mais modernos e seguros sistemas do mundo, que estabelece uma plataforma unificada nos centros de operação do ONS. Resultado do consórcio firmado entre a Siemens e o Cepel (Centro de Pesquisas de Energia Elétrica do Sistema Eletrobras), o Reger (Rede de Gerenciamento de Energia) representa um marco na utilização de soluções smart grid na gestão e automação da rede de energia elétrica no Brasil e coloca o País na vanguarda global da tecnologia voltada ao gerenciamento do sistema elétrico.

O Reger foi implantado gradualmente ao longo de 2013 nos cinco centros de operação do ONS localizados no Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Florianópolis.

A conclusão da última etapa de testes de aceitação em campo do Reger no final de Setembro de 2013 permitiu o início da utilização do Reger como Sistema de Supervisão e Controle no Centro Regional de Operação Sul, em Florianópolis. Desde então o Reger passou a ter abrangência nacional, sendo utilizado em todos os Centros de Operação do ONS.

A iniciativa estabelece uma plataforma unificada nos centros de operação do ONS permitindo que, em caso de falha parcial ou total em uma localidade, as funcionalidades de supervisão e controle permaneçam disponíveis, providas pela infraestrutura de outra localidade. Além de maior confiabilidade, o Reger proporciona unicidade e mais segurança às informações, permitindo ao Operador melhores condições para garantir a qualidade e continuidade dos processos de supervisão e controle.

O Reger é uma iniciativa inédita no Brasil e representa um importante salto de qualidade na gestão dos sistemas de transmissão e geração de energia, inclusive em termos do conceito das redes inteligentes. Trata-se de um novo sistema de gerenciamento que integra o centro nacional e os quatro centros de operação regionais, de forma a disponibilizar uma completa comunicação e compartilhamento dos dados”, afirma Guilherme Mendonça, diretor do setor de Infraestrutura & Cidades da Siemens no Brasil.

Uma das empresas pioneiras no Brasil deste segmento é a Telemetria. A empresa possui engenheiros certificados onde desenvolvem Software de Gerenciamento em tempo real da estrutura de diversos segmentos para médias e grandes empresas, apoiando projetos e/ou necessidades tecnológica de supervisão, automação e controle.
Para saber mais, acesse: www.telemetria.com.br

Fonte: Ambiente e Energia
Veja mais: https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2014/04/ons-inicia-operacao-com-novo-sistema-para-gestao-de-energia-tecnologia-smart-grid/23989

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »