saneamento basico

Pia conectada à caixa acoplada reutiliza água da descarga

Um marceneiro conectou uma pia diretamente à caixa acoplada do vaso sanitário para reúso de água na descarga. Com a adaptação feita em um banheiro da casa onde Fausto Martins mora, na Zona Sul de São Paulo, a água usada para lavar as mãos fica armazenada na caixa e é reaproveitada na descarga.

O leitor enviou fotos do projeto para o VC no G1. Ele conta que usou as ferramentas que tem na sua marcenaria e as habilidades do ofício para montar a engenhoca. “Fui na tentativa e erro. Na internet não tem muita explicação”, explicou o marceneiro.

A caixa acoplada e o vaso sanitário já estavam instalados no banheiro. Na pia de plástico, ele gastou cerca de R$ 30. Martins conectou a mangueira que enchia a caixa acoplada na entrada da torneira, e por isso não precisou fazer uma reforma ou mudar a tubulação do banheiro.

Para apoiar a pia, o marceneiro usou uma pedra de mármore que tinha em casa. A peça ajudou a dar acabamento à criação. “Era uma ideia antiga que eu tinha. Eu já fiz o banheiro pequeno pensando que no futuro poderia colocar a pia desse jeito. São soluções simples que ajudam muito”, completou o leitor.

 

 

Fonte: G1

Últimas Notícias:
Certame da Saneago atrai apenas um grupo

Certame da Saneago atrai apenas um grupo

Dois dos três lotes ofertados ficaram sem oferta; problemas na modelagem afastaram grandes investidores. O leilão de Parcerias Público-Privadas (PPPs) da Saneago (estatal de saneamento de Goiás) atraiu o interesse de apenas um grupo, o Consórcio Águas do Cerrado, que entregou proposta para somente um dos três lotes da licitação, apurou o Valor.

Leia mais »
Rede de esgoto avança na Maré e beneficia a Baía de Guanabara

Rede de esgoto avança na Maré e beneficia a Baía de Guanabara

Obras de saneamento, de R$ 120 milhões, vão até o fim de 2027 e incluem tronco coletor de 4,5kms e 18kms de tubulações

O cenário do Complexo da Maré — formado por 16 favelas — está em transformação, com um vaivém de operários e máquinas. Equipes instalam manilhas de até 1,50 metro de diâmetro e escavam poços para avançar nas obras de saneamento iniciadas pela Águas do Rio, que têm como objetivo beneficiar, segundo a concessionária, 200 mil pessoas.

Leia mais »