saneamento basico

Reúso e dessalinização: painéis discutirão tecnologias, aspectos institucionais e legais no Congresso ABES Fenasan 2017

Encontro acontecerá no SP Expo de 2 a 6 de outubro, debatendo os temas mais relevantes do saneamento ambiental.

Esta será uma oportunidade única de conhecer inovações tecnológicas, debater políticas públicas, intercambiar informações e ampliar a rede de contatos profissionais. As inscrições estão abertas.

Dois painéis abordarão o reúso de água durante o Congresso ABES-Fenasan 2017, que será realizado de 2 a 6 de outubro no São Paulo Expo (programação técnica dias 3, 4 e 5 de outubro; solenidade de abertura, no dia 2, e visitas técnicas em 6/10) pela ABES- Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp.

São eles: “Novas tecnologias, experiência e viabilidade de reúso e dessalinização”, a ser promovido no dia 4 de outubro, às 16h15; e “Reúso da Água no Brasil – Potencialidades, Aspectos Institucionais e Legais”, no dia 5, às 14h.

O painel do dia 4 será realizado pela Câmara Temática de Dessalinização e Reúso da ABES, coordenada por Renato Giani Ramos. Os prejuízos causados pela estiagem e pela crise de abastecimento de água já começaram a ser contabilizados e divulgados por diversos setores da economia nos últimos anos.

E com esses números é possível afirmar que a adoção de novas tecnologias para captação e aproveitamento dos recursos hídricos passa cada vez mais a ser uma realidade.

Projetos de dessalinização da água do mar e reúso de efluentes tornam-se cada vez mais presentes no dia a dia.

A ausência de disponibilidade hídrica em quantidade e em qualidade confirmam que o retorno do investimento pode ser uma vantagem competitiva importante para o uso desses novos recursos.

O painel visa abranger todos esses tópicos: tecnologia, segurança sanitária, avaliações econômicas, modelo de negócios e legislação a fim de poder contribuir de maneira produtiva e lúdica para que a sociedade possa entender diferentes opções de uso do recurso hídrico e caminhar para uma tomada decisória através de uma análise de custo efetiva

No dia 5, o painel “Reúso da Água no Brasil – Potencialidades, Aspectos Institucionais e Legais”, coordenado pelo Prof. Dr. Eduardo Pacheco Jordão (Escola Politécnica da UFRJ).

Este encontro irá discutir a prática de reúso no Brasil, aspectos institucionais e a necessidade de marco regulatório como uma das estratégias para garantir segurança hídrica e promover a proteção e a recuperação de bacias hidrográficas.

Abordará ainda a necessidade de um arcabouço legal que permita aos diferentes usos uma água com padrão de qualidade adequado e segurança para os usuários.

Também apresentará o projeto Reúso, do Programa de Desenvolvimento do Setor Água (Interáguas) da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA/MCidades), em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e financiamento do Banco Mundial (BIRD), bem como a importância de instituir uma política de reúso de efluente sanitário tratado no Brasil.

O Congresso

Sob o tema “Saneamento Ambiental: Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Retomada do Crescimento”, o Congresso ABES- Fenasan 2017 consolida-se como o maior evento de saneamento ambiental e meio ambiente das Américas.

Esta é uma realização da parceria entre a ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e a AESabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp), que constitui como uma das etapas preparatórias fundamentais para o Fórum Mundial da Água, a ser realizado em Brasília em 2018.

Espera-se um público de 4 mil congressistas técnicos vindos de todos os estados brasileiros, para o Congresso da ABES, e uma visitação para a Fenasan de mais de 20.000 profissionais de todo o Brasil e do exterior, com expositores da Alemanha, Áustria, China, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Israel, Itália, México, Peru, Portugal, Reino Unido, Turquia e Uruguai.

Os profissionais do setor terão a oportunidade de conhecer suas principais inovações tecnológicas, bem como debater políticas públicas voltadas para sua otimização, intercambiar informações e ampliar a redes de contatos profissionais, interagindo com especialistas e profissionais do Brasil e do exterior.

Acesse o site https://www.abesfenasan2017.com.br/index.php para conhecer a programação, fazer inscrições para o Congresso ABES e credenciamento para visita gratuita à Fenasan.

Links úteis:

Site: https://www.abesfenasan2017.com.br/index.php

Facebook: https://www.facebook.com/abesfenasan2017/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCG1afCEAbOHcu-oXW5V5nMg

Serviço:

Painel “Novas tecnologias, experiência e viabilidade de reúso e dessalinização”, dia 4 de outubro, às 16h15

Painel “Reúso da Água no Brasil – Potencialidades, Aspectos Institucionais e Legais”, dia 5 de outubro, às 14h

Congresso ABES/Fenasan 2017 – o maior encontro de Saneamento Ambiental das Américas

Realização: ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e AESabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp)

Quando:  de 02 a 06 de outubro de 2017: programação técnica dias 3, 4 e 5 de outubro; solenidade de abertura no dia 2 e visitas técnicas em 6/10

Local: Centro de Convenções São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes, Km.1.5

Transporte gratuito saindo das estações do Metrô Conceição (Linha Azul) e Santos Imigrantes (Linha Verde)

Assessoria de imprensa:

ABES:

Ana Paula Rogers[email protected]tel. (11) 98493 3662

Sueli Melo – [email protected] – 11 9 8839 0380 –

AESabesp:

Lúcia Andrade-  [email protected] tel. (11) 99542-3404

Siga o Portal Saneamento Básico no LinkedIn

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »