saneamento basico

Sanepar apresenta experiências de inovação em gestão de saneamento

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) apresentou três cases de sucesso, durante o XI Seminário de Inovação em Gestão do Saneamento (IGS), realizado em Belo Horizonte. O seminário é organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e reúne as empresas vencedoras do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) 2014. A Sanepar é uma delas.

As três experiências paranaenses concorrem com outras empresas de saneamento do Brasil a prêmios de melhor gestão. Os prêmios estão divididos em dois grupos, um para a Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste e o outro, Norte e Nordeste do Brasil.

O programa de eficiência do parque de hidrômetros, iniciado em 2012, foi uma das experiências paranaenses apresentadas. Com ele, houve redução na idade média do parque de hidrômetros, aumento do Índice de Desempenho da Medição e contribuição para a redução do Índice de Perdas por Ligação. A vantagem para os clientes é que há maior confiabilidade da medição, cobrança justa pelo serviço prestado e melhoria da imagem institucional. O projeto foi defendido pelo engenheiro Marcelo Depexe.

O modelo adotado pela Sanepar representa uma inovação em relação às práticas do setor de saneamento, acrescentando aspectos técnicos, operacionais, econômicos e financeiros ao processo de manutenção do parque de hidrômetros. O objetivo é buscar a otimização dos resultados operacionais aliados ao retorno sobre o investimento.

O engenheiro explica que a gestão eficiente do parque de hidrômetros permite traçar um plano de médio prazo para a atualização dos hidrômetros. Na Sanepar, o nível de excelência econômica deverá ser atingido em 2017. A partir daí, os investimentos serão direcionados à manutenção da idade média alcançada.

SUSTENTABILIDADE – O programa Sustentabilidade: Da Escola ao Rio, criado em 2012, por meio de parceria entre a Sanepar, a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) e a Secretaria de Estado da Educação, também foi apresentado no IGS. Em 2013, foram envolvidas 21 escolas e, em 2014, o número passou para 46. O projeto dissemina o conceito de sustentabilidade e sua aplicação na conservação dos recursos hídricos. Os alunos, acompanhados por técnicos da Sanepar e por professores, fazem o monitoramento do rio por meio da coleta de amostras de água e de resíduos sólidos encontrados nas margens. A apresentação foi feita pela socióloga Ana Carolina Trovão.

A Sanepar também apresentou o projeto de Educação Ambiental para Empregados. O especialista em gestão de educação ambiental, Junio Ferreira Lima, revelou que em 2011 a Sanepar decidiu intensificar as ações de educação ambiental junto aos empregados para atender à Política Ambiental. Reuniões periódicas permitiram acompanhar o cumprimento das metas de educação ambiental. Em 2012 houve a participação de 3.064 empregados, número que saltou para 4.937 empregados em 2013.

“Os empregados passaram a disseminar o conceito de sustentabilidade, perceberam o valor e a importância que a sustentabilidade tem em suas vidas profissional e pessoal”, destacou Lima. Outro resultado importante foi a criação de uma cultura de gestão entre os gestores ambientais, hoje, engajados no cumprimento da Política Ambiental da empresa.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em:  http:///www.facebook.com/governopr ewww.pr.gov.br

FONTE: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=82245&tit=Sanepar-apresenta-experiencias-de-inovacao-em-gestao-de-saneamento

Últimas Notícias: