Skip to content
quinta-feira, agosto 11, 2022
Últimas Notícias:
  • A Califórnia desenvolveu muito a energia solar residencial. Agora isto é um problema para os aterros sanitários.
  • Como Integrar IoT, SCADA e Legados
  • ANA e CNJ firmam cooperação para capacitação nas temáticas de conservação de água e solo, segurança de barragens, reservatórios e saneamento básico
  • 33º Encontro Técnico/Fenasan 2022: especialistas discutirão a gestão de resíduos sólidos nas áreas urbana e rural diante do novo Decreto 10936 (12/01/2022)
  • Reciclagem poderá gerar desconto no IR
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Contato

Sistema captará água de chuva para utilização no Cepeusp

  • Tecnologia
  • maio 18, 2017

Aplicativo Capchu, desenvolvido na Escola Politécnica, calcula volume do reservatório para armazenar água

O aplicativo para computadores Capchu, desenvolvido na Escola Politécnica (Poli) da USP por um aluno de iniciação científica, calcula em menos de um minuto o volume ideal de reservatórios para armazenar água de chuva e criar uma alternativa de abastecimento. O programa utiliza dados sobre a quantidade de chuvas e o consumo de água para estimar o volume obtido pelo sistema de captação e o quanto será economizado ao longo do ano. O aplicativo será utilizado na elaboração do projeto do reservatório do sistema de captação da água de chuva no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp).

O professor José Carlos Mierzwa, da Poli coordenador do projeto do aplicativo, conta que a água da chuva é captada em uma área, normalmente o telhado ou cobertura de uma casa ou edificação. “A água entra em uma tubulação e passa por um dispositivo de separação de detritos e folhas. Em seguida, vai para um reservatório de descarte inicial, onde a água mais suja sai pela rede de águas pluviais”, explica. “Quando ele transborda, a água segue para o reservatório de armazenagem e, antes de ser usada, passa por um sistema de tratamento, filtração e desinfecção.”

Segundo o professor, a grande dificuldade para planejar sistemas de captação de água de chuva era a falta de um procedimento adequado para dimensionar o reservatório de armazenagem. “Em alguns casos, ele ficava grande demais, resultando no aumento dos custos de implantação e manutenção e tornando o sistema inviável”, relata.

Capchu

Capchu, desenvolvido na Poli, calcula em menos de um minuto o volume de reservatórios para armazenar água de chuva e criar opção de abastecimento – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Aplicativo Capchu, desenvolvido na Escola Politécnica (Poli) da USP, calcula em menos de um minuto o volume ideal de reservatórios para armazenar água de chuva e criar uma alternativa de abastecimento. Em 2004, Mierzwa e outros pesquisadores do Centro Internacional de Referência em Reúso de Água (Cirra), vinculado ao Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Poli, desenvolveram um método para calcular o volume do reservatório, em que os dados sobre chuvas e demanda de água eram inseridos manualmente em planilhas. “Isso fazia com que os cálculos demorassem horas para serem elaborados. Com o aplicativo, as informações são obtidas automaticamente e a estimativa pode ser feita em menos de um minuto.”

Mierzwa capchu

Projeto do aplicativo é coordenado pelo professor José Carlos Mierzwa.
Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Na tela do Capchu

O usuário pode obter imediatamente dados pluviométricos da região onde será instalado o reservatório, pois o aplicativo está conectado ao banco de dados do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ou a outra base de dados. “Em seguida, o usuário coloca dados sobre a área de cobertura, o limite de captação, a demanda diária de água e o volume pretendido para o reservatório”, aponta Mierzwa.

“A partir dessas informações, o programa fornece gráficos e tabelas que apontam o volume que pode ser aproveitado e qual será a economia anual de água, permitindo o planejamento do sistema.” Em parceria com a Superintendência de Gestão Ambiental (SGA), o aplicativo será utilizado no dimensionamento do sistema de aproveitamento de água da chuva no Cepeusp.

“Estimativas preliminares mostram que um reservatório com volume de 50 metros cúbicos (m3) poderá atender a uma demanda diária de 20 m3, isso representará uma economia de cerca de 4.000 m3 por ano”, destaca o professor. A água deverá ser captada na cobertura dos módulos poliesportivos do Cepeusp. “Ela será utilizada na descarga em bacias sanitárias, nos mictórios dos banheiros, na irrigação e lavagem de pisos.”

Os desenvolvedores do aplicativo Capchu

O aplicativo começou a ser desenvolvido em setembro de 2016 por Guilherme Mierzwa, aluno da graduação em Engenharia Elétrica, ênfase em Computação da Poli, dentro de um projeto de iniciação científica. A pesquisa teve a colaboração dos professores Mierzwa, Ivanildo Hespanhol e Maurício Costa Cabral, da Poli. Em janeiro deste ano, o grupo obteve o registro do software no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). “A ideia é tentar difundir na área acadêmica em um primeiro momento e depois para a sociedade em geral”, conclui Mierzwa.

 

Mais informações: e-mail mierzwa@usp.br, com o professor José Carlos Mierzwa

Por Júlio Bernardes
Fonte: Jornal da USP

AnteriorAnteriorSuez é contratada para reduzir perda de água tratada na chácara flora
PróximoProjetos mostram como o Brasil pode melhorar seus índices de reciclagemPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

A Califórnia desenvolveu muito a energia solar residencial. Agora isto é um problema para os aterros sanitários.

9 min de leitura

A partir de 2006, o Estado, focado em incentivar as pessoas a utilizar a energia solar, deu subsídios aos proprietários que instalaram painéis fotovoltaicos, mas não tinham um plano abrangente para eliminá-los. Agora, os painéis utilizados nesses programas estão chegando ao fim da sua vida útil de 25 a 30 anos.

Disponibilidade de metais pesados em aterro de indústria siderúrgica

1 min de leitura

O estudo efetuou o levantamento detalhado da fonte poluidora com coletas de amostras de águas superficiais, subterrâneas, efluentes e resíduos sólidos industriais, associados ao Aterro Industrial.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

Lodos Ativados, MBR e MBBR: Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais

Datas: 10, 17 e 24 de agosto

Curso online para profissionais e estudantes que atuam com projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de efluentes domésticos e industriais.

Mais informações »

8° Encontro Nacional das Águas

Congresso bienal dedicado ao debate dos principais temas que afetam o saneamento básico e a iniciativa privada.

Mais informações »

Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2022

Promovido há 33 anos consecutivos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é considerado o maior evento do setor na América Latina.

Mais informações »

Parceiros

Conaut
bf-dias
logo-netzsch
Superbac
logo-bioproj
DENORA
Penetron
paques-logo-home.jpg
clean environment brasil
aquamec
suez

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.