saneamento basico

Software promete reduzir em até 50% consumo de energia de PCs

A importância da conectividade é quase um “mantra” no mundo empresarial e, até mesmo as pequenas empresas, seguem essa tendência e possuem computadores interligados em rede para otimizar o trabalho e aumentar a receita. No entanto, a presença dessas “máquinas maravilhosas” nos ambientes corporativos acarreta um aumento no consumo de energia elétrica e eleva os custos das empresas.

Então, como fazer para ser uma empresa atualizada e, ao mesmo tempo, reduzir a conta de luz e diminuir a emissão de gás carbônico dos equipamentos de informática que mais impactam o meio ambiente: os computadores? O Verismic Power Manager, software global baseado no conceito de TI Verde, une tecnologia e as práticas sustentáveis fornecendo soluções para a redução do consumo de energia em desktops e notebooks. O programa promete gerar uma redução média de 50% no consumo de energia das empresas no que diz respeito aos computadores.

Aparentemente, o funcionamento da solução para reduzir o consumo de energia das empresas é simples. O programa, distribuído no Brasil pela Aiqon IT é, inicialmente, instalado em um servidor da própria empresa ou em um hospedado pela Aiqon IT. Em seguida, o próprio software distribui “pequenos agentes” em cada computador da empresa, permitindo rapidamente avaliar o nível de consumo das máquinas, fornecendo subsídios para avaliar o que está gerando mais consumo de energia.

Por meio de relatórios de monitoramento, o programa cria regras, objetivando a economia na conta de luz, como a desativação de monitor e, até mesmo, dos computadores, tudo de acordo com o perfil de cada usuário, como destaca Thiago Felipe, diretor executivo da Aiqon (Chief Executive Officer – CEO) na sigla em inglês.

Por meio de relatórios de monitoramento, o programa cria regras de acordo com o perfil de cada usuário, objetivando a economia na conta de energia

Thiago Felipe explica, em detalhes, alguns exemplos do funcionamento do software. Segundo ele, a partir do momento em que o programa entende o perfil de consumo dos computadores são criadas políticas para cada departamento, de acordo com perfil de uso, levando em conta o dia da semana ou horário. “Você imagina o perfil de uso do computador do Departamento de RH. Ele é muito diferente do Departamento de TI, por exemplo“, diz Thiago.

O CEO da Aiqon destaca que o computador é usado de formas diferentes, assim como o perfil de uso de uma segunda-feira de manhã é diferente de uma quarta-feira à tarde é muito diferente de uma sexta-feira à tarde. “A gente vai levar tudo isso em consideração para parametrizar o software de uma forma mais otimizada possível. Além disso, o programa calcula todo o consumo e economia em cima de uma realidade do cliente, de fato“.

O diretor explicou também como o software detecta o consumo. “A partir do modelo especifico de máquina do cliente, obviamente um ABCD é diferente de um XYZ, o software leva isso em consideração. Ele também leva em consideração exatamente a tarifa de energia paga naquele instante, naquele escritório ou loja“, disse.

Uma outra maneira de economizar energia em um computador, que é uma forma única e exclusiva do Verismic, é fazendo a adequação do consumo de energia elétrica do computador, de acordo com a performance. “Basicamente é o seguinte: o computador está em 100 % de CPU, está processando uma série de coisas, obviamente o consumo de energia que vai sai da tomada vai alimentar essa máquina. A partir do momento em que o processamento do computador comece a cair, cai proporcionalmente também o consumo de energia da máquina. Isso é uma inteligência nossa, criada exclusivamente pela empresa no mundo inteiro. Isso gera, na média, na casa de 20% a mais de economia em cima dos 50% já previstos inicialmente“. Conforme o CEO da Aiqon, em uma empresa equipada com mil computadores, por exemplo, é possível reduzir gastos em aproximadamente 120 mil reais por ano.

Felipe explica que a maioria das empresas admite que não possui política de redução de custo de energia e as poucas que afirmam ter, na verdade, não têm. “Quando vamos às empresas, 95% dizem que não têm nenhuma ação (controle de energia) dos computadores. Em 5%, elas dizem que têm, mas quando vamos verificar o que está sendo feito, detectamos que são iniciativas que chamamos de corte seco. Simplesmente cria-se uma política do sistema operacional que diz que a máquina suspende (desliga) em 20 minutos. Isso não é gestão de energia, isso é um corte. Esse tipo de iniciativa gera algo entre 5 e 8 %, no máximo, de economia. A nossa solução chega na casa de 50%, com facilidade“, afirmou.

Entre as empresas que já aderiram ao uso da tecnologia da Aiqon no Brasil estão Grupo Abril, Sonda IT, Seprosp, Aceco TI, Advanta, Prodent, Hotelaria Brasil e MegTur.

Globalmente, mais de 400 corporações utilizam o software Verismic, o que representa o volume de, aproximadamente, mil licenças implementadas ao redor do mundo. No Brasil, a meta da Aiqon IT é chegar a 250 mil licenças em dois anos.

Emissão de carbono
A Aiqon IT também é a única companhia global a aplicar o selo Carbon Neutral nas empresas que adotam o uso de seu software e consigam zerar a emissão de carbono, por meio da certificação da Energy Star.

Oferecemos aos clientes, em conjunto com o software, onde conseguimos neutralizar 100% da pegada de carbono no computador. Seguimos todas as regras de protocolo e metodologias internacionais. A gente faz a neutralização 100% e emite o certificado para as empresas“, explica o diretor executivo.

Fonte: Diário do Nordeste
Veja mais: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1364577

Últimas Notícias: