A solução da TaKaDu será implementada na Nascentes do Xingu
A AEGEA, uma das grandes do setor de saneamento privado do Brasil, está expandindo a utilização do sistema da TaKaDu, empresa israelense especializada em soluções de gestão da água, para uma terceira concessionária do grupo.
A solução da TaKaDu será implementada na Nascentes do Xingu após ter sido adotada nas concessionárias Prolagos, que opera na Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro, e Águas Guariroba que opera em Campo Grande/MS.
A implementação terá o suporte local da empresa Optimale, um dos parceiros da TaKaDu no Brasil.
Segundo a AEGEA, diversos benefícios puderam ser notados desde a adoção da tecnologia da TaKaDu em 2013, incluindo “rápido tempo de resposta a vazamentos, eventos de falha de sensores e modificação do padrão de consumo de água, visibilidade da rede aumentada, gestão de ativos, planos de manutenção de longo prazo e, acima de tudo, integração operacional e tática da equipe”.
O serviço automático de computação em nuvem habilita as instalações a detectar, analisar e gerir eventos na rede além de incidentes, tais como, vazamentos, rompimentos, ativos com defeito, problemas com telemetria e dados, falhas operacionais e mais.
“A TaKaDu disparou uma mudança cultural na AEGEA”
Marco Aurélio Silva, responsável por P&D na AEGEA, disse: “A TaKaDu disparou uma mudança cultural na AEGEA, nos habilitando a ser mais proativos para gerenciar os problemas na rede e encorajando o compartilhamento de conhecimentos entre departamentos e contratadas externas. O gerenciamento de eventos da TaKaDu nos ajudou a medir e reduzir as perdas de água, encurtar os ciclos de reparos, detectar medidores defeituosos e outras falhas, e melhorar o serviço para os clientes”.
Parte do Grupo AEGEA, a concessionária Nascentes do Xingu é uma empresa regional que opera em 29 municípios, sendo, 24 no Estado do Mato Grosso, um no Estado do Pará e quatro no Estado de Rondônia. Essas concessões atendem cerca de 930.000 habitantes.
Fonte: Water and Wastewater International, adaptado por Portal Saneamento Básico