saneamento basico
IFPE tratamento de águas de esgoto

Estudantes criam projeto de sistema alternativo de tratamento de águas de esgoto no Sertão

Tratamento de águas de esgoto no Sertão

Um projeto de extensão de estudantes de Afogados da Ingazeira, no Sertão, desenvolveu uma alternativa para o tratamento de águas.

A iniciativa é de bolsistas do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

O projeto intitulado “Reúso de Efluentes como Ferramenta para Alcançar a Sustentabilidade Hídrica na Região do Pajeú” foi desenvolvido com o objetivo de contribuir com a redução do uso de água potável para fins não nobres ou sem necessidade deste grau de tratamento.

Em conclusão o objetivo dos estudantes é de que, em um futuro próximo, o modelo desenvolvido possa tratar todo o esgoto gerado no Campus.

Aliás o processo de tratamento da água oferece um baixo custo e torna ela biologicamente segura de reúso, em uma região de baixa disponibilidade hídrica.

LEIA TAMBÉM: Concessionárias investem em tecnologias que reduzem perdas de água

Entenda como funciona o sistema

A iniciativa usa o “Wetland”, um sistema de escoamento superficial ou subsuperficial de água que tem como meio filtrante pedras e areia grossa, formando pequenas lagoas ou canais artificiais rasos, que abrigam plantas aquáticas.

Os resíduos absorvem os nutrientes presentes na água poluída devolvendo, após a filtragem, um líquido tratado.

Esses sistemas simulam ecossistemas naturais, para aproveitar os benefícios destes ambientes para a eliminação de poluentes presentes nos esgotos.

“As principais vantagens da aplicação deste método é a elevada capacidade de remoção de matéria orgânica, remoção de nutrientes e eliminação de sólidos suspensos tornando o efluente tratado em uma fonte alternativa de água para reúso. Além disso, outra importante vantagem é a baixa necessidade de manutenção, fácil operação, e a não necessidade do uso de energia elétrica, o que torna esta técnica extremamente promissora para ser expandida pelo país nos próximos anos”, explica o professor Rene Benevides.

Fonte: G1.

Últimas Notícias:
Estudo aponta impacto do saneamento em SP na renda e saúde

Estudo aponta impacto do saneamento em SP na renda e saúde

O acesso ao saneamento básico adequado pode impactar diretamente a renda, a saúde e a qualidade de vida da população. Segundo estudo do Instituto Trata Brasil. Moradores de regiões com acesso à água tratada e coleta de esgoto podem alcançar renda até duas vezes maior do que aqueles que vivem em áreas sem infraestrutura sanitária.

Leia mais »
Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

02 de junho de 2026 – A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) lançou uma chamada pública para identificar projetos interessados no fornecimento de biometano ao estado, movimento que pode impulsionar novos investimentos e ampliar a participação de Minas Gerais em um dos segmentos mais promissores da transição energética brasileira e no aproveitamento econômico de resíduos para produção de combustível renovável.

Leia mais »

O saneamento e a hipocrisia ambiental

Enquanto redijo este texto, Minas Gerais conduz a etapa decisiva da desestatização da Copasa, operação que pode movimentar de R$ 8 a R$ 10 bilhões. O modelo segue o trilho aberto pelo Rio Grande do Sul com a Corsan e por São Paulo com a Sabesp: oferta a um investidor de referência, modernização de contratos com municípios titulares e ancoragem nas metas do Novo Marco do Saneamento.

Leia mais »