saneamento basico
lixo

De areia a fralda, cerca de 800 toneladas de lixo vão parar no esgoto anualmente

Imagem Ilustrativa

Em 2021, cerca de 800 toneladas de resíduos sólidos, que vão de areia até fraldas, foram retirados do esgoto em Campo Grande. Conforme a concessionária responsável pelos serviços de água, coleta e tratamento de esgoto na Capital, Águas Guariroba, toda essa quantidade de lixo não deveria ser depositada na rede coletora e gera problemas.

Resíduos sólidos são retirados nas estações de tratamento de esgoto nas unidades Los Angeles e Imbirussu.

Além de areia e fraldas, gordura, preservativos, absorventes e embalagens plásticas estão entre os resíduos retirados nas estações de tratamento. Coordenador de operações de esgotamento sanitário, Renato Ozório Vilela explica que todo o lixo é coletado durante as etapas iniciais do tratamento de esgoto.

A rede coletora de esgoto capta o esgoto nas residências e encaminha para a rede de tratamento. Primeiro vai para uma estação elevatória e depois segue bombeado até a estação. Há gradeamento nas estações elevatórias e também nas estações de tratamento, explica.


LEIA TAMBÉM: SP anuncia investimento para ampliar saneamento na represa de Guarapiranga


De acordo com Renato, existem três redes com funções distintas. A primeira é para abastecimento de água potável, a segunda é para coleta de esgoto e a terceira é destinada para drenagem de água pluvial. Todas as 800 toneladas de lixo são referentes à segunda rede.

Antes de chegar até às unidades de tratamento e ser retirados da rede, os resíduos podem provocar diversos problemas. Renato explica que canos podem ser entupidos e parte das galerias obstruídas, “as fraldas, por exemplo, incham assim como absorventes. Já a gordura vai se fixando nas paredes do encanamento e, por isso, muitas vezes há vazamentos”.

Após passar pelas chamadas estações elevatórias, antes do tratamento antes de chegar às estações, grande parte do lixo segue o caminho. Ao chegar nas estações de fato, os resíduos passam por separação e são retirados da água.

Em seguida, toda a quantidade é despejada em caçambas que são destinadas ao aterro sanitário. Conforme Renato explica, grande parte do lixo poderia ser reciclado, como embalagens plásticas, mas devido ao descarte incorreto no esgoto é levado ao aterro.

Sistema de esgotamento

Atualmente, a rede coletora de esgoto abrange mais de 80% de Campo Grande. Todo o esgoto coletado é tratado em duas estações, sendo a Los Angeles e a Imbirussu.

Fonte: Campo Grande.

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »