Imagem Ilustrativa
A Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN) participou, de 30 de maio a 3 de junho, da IFAT 2022 – a maior feira ambiental do mundo. Realizado em Munique, na Alemanha, o evento abordou questões relacionadas à gestão de água, esgoto, resíduos e matérias-primas. Neste ano, o foco da IFAT será o uso sustentável dos recursos e a proteção do clima.
Representantes do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério de Minas e Energia participarão da Feira IFAT, na Alemanha, entre 30 de maio e 3 de junho
A ABREN está organizando uma comitiva brasileira para acompanhar o evento, composta por representantes do Governo Federal, como Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Ministério de Minas e Energia (MME), e também por diretores, conselheiros e associados da entidade.
A comitiva teve a oportunidade de conhecer as tecnologias mais avançadas para a gestão de resíduos – em especial aquelas que permitem a transformação do lixo em energia. Para isso, além da participação na IFAT, os convidados conheceram pessoalmente uma usina de recuperação energética de resíduos (URE). A ABREN visitou a URE Renergia, em Lucerna, na Suíça, e também a URE GFA, em Munique, na Alemanha.
De acordo com Yuri Schmitke, presidente da ABREN, o Brasil tem evoluído para incluir a recuperação energética de resíduos em sua matriz elétrica, e a presença de uma comitiva nacional com representantes do governo no maior evento ambiental do mundo mostra que esse tema tende a ganhar cada vez mais relevância no cenário brasileiro.
“O Brasil tem avançado do ponto de vista regulatório e também nas questões estruturais para que a recuperação energética de resíduos se torne uma realidade. A primeira usina dessa natureza no Brasil, a URE Barueri, está em obras e deve iniciar suas operações em 2025. Até lá, outras UREs devem participar dos leilões da ANEEL para fornecer essa tecnologia que não apenas gera energia, mas também contribui para resolver o problema do saneamento básico,” afirma o executivo.
No mundo, há cerca de 2.500 usinas de recuperação energética em funcionamento, em países como Japão, China, França, Alemanha, Dinamarca e Estamos Unidos, por exemplo. Entre elas, há plantas que se tornaram referência por aliar a logística privilegiada a outras funções, que vão além da geração de energia.
Este último ponto é o caso da URE CopenHill, localizada em Copenhague, na Dinamarca. A planta é conhecida mundialmente pelo fato de ter uma pista de esqui para que a população possa utilizar. Já em Paris, na França, há 3 UREs no centro da cidade que transformam o lixo da população parisiense em energia – uma delas está situada a cerca de 2 quilômetros da Torre Eiffel, sem causar qualquer constrangimento ou risco à saúde pública. A localização, inclusive, contribui para que o lixo seja transportado mais facilmente para seu local de destino.
LEIA TAMBÉM: Desenvolvimento Sustentável orienta como descartar resíduos da construção civil
Sobre a ABREN
A Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN) é uma entidade nacional, sem fins lucrativos, que tem como missão promover a interlocução entre a iniciativa privada e as instituições públicas, nas esferas nacional e internacional, e em todos os níveis governamentais. A ABREN representa empresas, consultores e fabricantes de equipamentos de recuperação energética, reciclagem e logística reversa de resíduos sólidos, com o objetivo de promover estudos, pesquisas, eventos e buscar por soluções legais e regulatórias para o desenvolvimento de uma indústria sustentável e integrada de tratamento de resíduos sólidos no Brasil.
A ABREN integra o Global Waste to Energy Research and Technology Council (Global WtERT), instituição de tecnologia e pesquisa proeminente que atua em diversos países, com sede na cidade de Nova York, Estados Unidos, tendo por objetivo promover as melhores práticas de gestão de resíduos por meio da recuperação energética e da reciclagem. O Presidente Executivo da ABREN, Yuri Schmitke, é o atual Presidente do WtERT – Brasil. Conheça mais detalhes sobre a ABREN acessando o site, da associação.