saneamento basico
ambiente-leiloes-saneamento

Audiência pública vai debater planos municipais de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos em Guanambi/BA

Imagem Ilustrativa

O objetivo será debater a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O objetivo do evento é ouvir a população sobre propostas e sugestões sobre a questão.

A Prefeitura de Guanambi e a empresa Saneando Engenharia vão promover uma audiência pública nesta sexta-feira (3), às 14h, no auditório da Câmara de Vereadores de Guanambi.

Na Audiência Púbica serão abordados os aspectos referentes ao processo do esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais, abastecimento de água e a gestão dos resíduos sólidos.

O município e a empresa responsável pela elaboração dos planos já realizaram oficinas em diversas localidades do município para levantar informações e questionamentos sobre o assunto.


LEIA TAMBÉM: Com 95% dos resíduos sólidos em aterros sanitários, RS buscará mais na gestão do lixo


Gerenciamento de Resíduos

O projeto de construção dos planos municipais tem como base a Política Nacional de Saneamento Básico, instituída pela Lei nº 11.445/2007e atualizada pela Lei nº 14.026/2020. Essa Política é que prevê o PMSB como um dos instrumentos de planejamento.

E ainda a Lei Estadual nº 12.932/2014 que “institui a Política Estadual de Resíduos Sólidos – PERS, dispondo sobre seus princípios, objetivos, diretrizes e instrumentos, e estabelece normas relativas à gestão e ao gerenciamento integrados de resíduos sólidos, em regime de cooperação com o setor público, o setor empresarial e os demais segmentos da sociedade civil”.

Os planos em questão são de fundamental importância para definir o planejamento e os rumos futuros das políticas de saneamento no município.

Fonte: Agência Sertão.

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »