saneamento basico

Cemig ataca governo federal por reajuste na energia

Belo Horizonte – A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) negou, nesta segunda-feira, 14, que a campanha publicitária que vem sendo veiculada pela estatal, em horário nobre da TV aberta, tenha “caráter político”.

No comercial, a estatal mineira de energia culpou os impostos federais pelo reajuste das tarifas de 14,76%, que impactou as contas desde o início do mês.

Em resposta, o diretório estadual do PT, por meio de nota assinada pelo presidente da legenda, Odair Cunha, afirmou que o governo federal “evitou” um aumento maior. Originalmente, a Cemig havia solicitado à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reajuste de 29,74% nas tarifas.

“O pedido de quase 30% na conta paga pelos mineiros foi feito na semana em que a companhia anunciou um lucro de R$ 3,1 bilhões, em 2013”, criticou o petista na nota. “A falta de planejamento, de sensibilidade social e de compromisso com o controle dos índices inflacionários revelam a distância existente entre a prática e a propaganda do governo de Minas”, completou o texto assinado por Cunha.

De acordo com a direção da Cemig, a realização da campanha visa a esclarecer o consumidor de energia elétrica, que em sua maioria desconhece o processo de revisão tarifária, sobre como se dá a determinação do aumento e a definição do porcentual de reajuste.

“A Cemig ressalta que o principal objetivo da campanha é o esclarecimento da população sobre um assunto de caráter técnico”, disse a direção da estatal, também por meio de nota. No comercial, um apresentador diz que a “tarifa da Cemig não é decidida pela Cemig”. Quem define, segundo ele, “é um órgão do governo federal, a Aneel, que fica lá em Brasília”.

Fonte: Exame
Veja Mais: http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/cemig-ataca-governo-federal-por-reajuste-na-energia

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »