saneamento basico
garrafa

Cientistas convertem garrafas de plástico usadas em aroma de baunilha

A produção de produtos químicos pode ajudar a tornar a reciclagem mais atraente e combater a poluição global de plásticos.

Garrafas de plástico foram convertidas em aroma de baunilha usando bactérias geneticamente modificadas, e é a primeira vez que um produto químico valioso foi fabricado a partir de resíduos de plástico.

A reciclagem de garrafas plásticas em materiais mais lucrativos pode tornar o processo de reciclagem muito mais atraente e eficaz. Atualmente, os plásticos perdem cerca de 95% de seu valor como material após um único uso. Incentivar uma melhor coleta e uso desses resíduos é a chave para lidar com o problema global da poluição do plástico.

Os pesquisadores já desenvolveram enzimas mutantes para quebrar o polímero tereftalato de polietileno usado em garrafas de bebidas em suas unidades básicas, o ácido tereftálico (TA). Os cientistas já usaram bugs para converter TA em vanilina.

A vanilina é amplamente utilizada nas indústrias de alimentos e cosméticos e é um importante produto químico a granel usado na fabricação de produtos farmacêuticos, produtos de limpeza e herbicidas. A demanda global está crescendo e em 2018 era de 37.000 toneladas, excedendo em muito a oferta de grãos de baunilhas naturais. Cerca de 85% da vanilina é atualmente sintetizada a partir de produtos químicos derivados de combustíveis fósseis.

“Este é o primeiro exemplo de uso de um sistema biológico para transformar resíduos de plástico em um produto químico industrial valioso e tem implicações muito interessantes para a economia circular”, disse Joanna Sadler, da Universidade de Edimburgo (Escócia), que conduziu o novo trabalho.

Stephen Wallace, também da Universidade de Edimburgo, disse: “Nosso trabalho desafia a percepção de que o plástico é um resíduo problemático e, em vez disso, demonstra seu uso como um novo recurso de carbono a partir do qual produtos de alto valor pode ser feitos.”

 

LEIA TAMBÉM: PESQUISADORES DIVULGAM MANEIRA EFICIENTE DE USAR O LODO PARA FABRICAÇÃO DE PLÁSTICOS BIODEGRADÁVEIS

 

Cerca de 1 milhão de garrafas de plástico são vendidas a cada minuto em todo o mundo e apenas 14% são recicladas. Atualmente, mesmo as garrafas que são recicladas só podem ser transformadas em fibras opacas para roupas ou tapetes.

A pesquisa, publicada na revista Green Chemistry, usou bactérias E coli projetadas para transformar TA em vanilina. Os cientistas aqueceram um caldo microbiano a 37°C por um dia, as mesmas condições para fazer cerveja, disse Wallace. Isso converteu 79% do AT em vanilina.

Em seguida, os cientistas irão ajustar ainda mais as bactérias para aumentar mais a taxa de conversão. Segundo Wallace “Achamos que podemos fazer isso muito rapidamente. Temos uma incrível instalação de montagem de DNA robotizada aqui.” Eles também trabalharão na ampliação do processo para converter grandes quantidades de plástico. Outras moléculas valiosas também podem ser fabricadas a partir de TA, como algumas usadas em perfumes.

Ellis Crawford, da Royal Society of Chemistry, disse: “Este é um uso realmente interessante da ciência microbiana para melhorar a sustentabilidade. Usar micróbios para transformar resíduos plásticos, que são prejudiciais ao meio ambiente, em uma mercadoria importante é uma bela demonstração de química verde.”

Pesquisas recentes mostraram que as garrafas são o segundo tipo de poluição de plástico mais comum nos oceanos, depois das sacolas plásticas. Em 2018, os cientistas criaram acidentalmente uma enzima mutante que decompõe garrafas de plástico, e o trabalho subsequente produziu uma super enzima que come garrafas de plástico ainda mais rápido.

Fonte: The Guardian

Traduzido e adaptado por Renata Mafra

[email protected]

Últimas Notícias: