saneamento basico

Fernando Bezerra Coelho defende investimento em energia solar

Em discurso nesta sexta-feira (19), o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) chamou a atenção sobre a oportunidade que o Brasil está perdendo ao não direcionar esforços para a produção de energias alternativas, como a solar.

— É nosso dever e obrigação, como integrantes do Parlamento brasileiro, abrirmos o debate sobre outras formas de produzir energia limpa em nosso país. Não podemos, em nome de uma crise econômica que esperamos ser passageira, deixar de discutir estratégias para as décadas seguintes — disse.

O parlamentar fez um relato de sua viagem à Alemanha na semana passada, quando participou de um evento na Conferência Intersolar, realizada em Munique. Bezerra se impressionou com o investimento que aquele país tem feito nesta matriz energética, inclusive gerando mais energia que o Brasil, mesmo tendo seu território mais ensolarado recebendo menos luz solar que o mais sombrio dos estados brasileiros. Pela posição do país, poderia haver em terras brasileiras a captação de mais de 1 mil megawatt por hora. Em 2022 está previsto o desligamento do último reator de energia nuclear alemã.

— Deixamos escapar todo dia um verdadeiro tesouro, fonte limpa e renovável de energia — lamentou.

Na opinião do parlamentar, é essencial direcionar esforços para a produção de energia limpa, com incentivos tributários, realizações de leilões – a exemplo de Pernambuco, que o fez em 2013 e está implantando seu primeiro parque solar. Essa nova matriz energética possibilitará a preservação de água para outras finalidades e ainda poderá gerar mais riqueza e distribuição de renda para as regiões que precisam se desenvolver.

Ele prometeu avaliar, no âmbito da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC), as possibilidades concretas de investimento nessa área.

A viagem do senador foi realizada a convite da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

 

 

Fonte: Cenário MT

Últimas Notícias: