Hyundai Certificação Resíduos
A Hyundai renovou certificação obtida pelo Instituto Lixo Zero Brasil em 2023, após ampliar seu índice de conformidade na destinação de resíduos de 93% para 94,2%. Mas com operação em Piracicaba, SP, foi a primeira fabricante de automóveis a ser atestada pela entidade e, hoje, integra grupo seleto de apenas três empresas do setor industrial com unidade no Estado a obter classificação acima de 94%.
Uma das iniciativas recém-anunciadas é a produção de tapetes automotivos pela Borkar a partir de retalhos de PVC descartados na fabricação dos bancos dos carros.
Então a Hyundai estima potencial de envio de cinco toneladas de retalhos mensalmente. Volume que deverá ser reforçado com resíduos de selantes do processo de pintura, anteriormente descartado e incinerado.
LEIA TAMBÉM: Mais de 150 prefeituras paulistas já aderiram ao Integra Resíduos
Contudo outra ação posta em prática pela montadora é a reciclagem da borra de tinta residual da linha de pintura. A cada mês serão endereçados à Global Química mais de quinhentas toneladas de borra de tinta à base de água ou solvente. Para fabricar tinta de segunda linha que poderá ser aplicada em manutenção predial e projetos socioambientais.
Hyundai Certificação Resíduos
Portanto a certificação do Instituto Lixo Zero é concedida apenas às empresas que alcancem índice de 90% ou mais de resíduos que deixam de seguir para aterros e que ganham uma nova função.
LEIA TAMBÉM: Bromélia da Amazônia pode ser alternativa ao plástico do petróleo
Em suma pelo segundo ano consecutivo também a Hyundai foi certificada pelo Instituto Socioambiental Chico Mendes por suas ações. Essas que foram baseadas na implantação de critérios sustentáveis nos processos produtivos. Neste caso é exigido porcentual mínimo de conformidade de 80%, e a montadora obteve 96%.
Fonte: AutoData.