saneamento basico
Impactos Socioambientais Resíduos Saúde

Impactos socioambientais dos resíduos de serviços de saúde

Impactos Socioambientais Resíduos Saúde

RESUMO

Primeiramente, os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) são provenientes de todas as instituições que prestam serviços de saúde; sendo elas públicas ou privadas. As empresas podem ser funerárias, hospitais, clinicas médicas, clínicas veterinárias, casas de repouso, laboratórios e outras.

Existem normas e regras para tratar os resíduos hospitalares. O seu tratamento correto irá causar um impacto menor ao meio ambiente e ao homem.

Os impactos podem ser ambientais, que causam alterações no meio ambiente causadas pelas atividades humanas ou naturais, que podem ser negativas ou positivas, permanentes ou temporárias; ou sociais que apresentam efeitos na saúde, na qualidade de vida, na economia, na segurança e no bem-estar da população em geral, em especial em grupos mais vulneráveis como crianças e adolescentes.

LEIA TAMBÉM: REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS HOSPITALARES: UM ESTUDO SOBRE A TRANSFORMAÇÃO DE MÁSCARAS TERMOPLÁSTICAS EM PLACAS PARA TECNOLOGIA ASSISTIVA

O objetivo é apresentar os impactos socioambientais causados pelos resíduos de serviços de saúde, classificar e definir os possíveis tratamentos. O procedimento metodológico adotado na pesquisa é de caráter descritivo, a partir de um levantamento de material bibliográfico, somado a uma análise de dados secundários com abordagem de pesquisa quali-quanti.

LEIA TAMBÉM: A ÁGUA PODE ACABAR? O QUE DIZ A CIÊNCIA

Em suma, constatou-se que o incremento dessa geração de resíduos tem acarretado em implicações para o meio ambiente e para a saúde humana, decorrentes das características tóxicas, intrínsecas desses resíduos, ocasionando problemas de contaminação ambiental, agravos à saúde das populações que vivem no entorno dos locais onde esses resíduos são dispostos.

É importante que os funcionários de estabelecimentos de saúde devam receber uma capacitação para que possam manipular de forma correta os resíduos.

Banner Leia na Íntegra

Autores: Fayrusse Correia de Medeiros e Isabel Lausanne Fontgalland

Fonte: Projeção Ciência

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »