saneamento basico

Indústria encontra solução em autoprodução de energia

Diante dos altos custos de energia elétrica e da atual crise hídrica, empresas buscam soluções alternativas que, além de diminuição de custos, proporcionem confiabilidade a seus investidores. A cogeração foi a escolha feita pela unidade de engarrafamento da Coca-Cola Andina no Brasil. Autossustentável, a planta de cogeração é de responsabilidade da Light Esco, empresa de serviços de conservação de energia do grupo Light.

No processo de cogeração, a produção de energia elétrica é feita por meio de outros equipamentos. No caso da fábrica da Coca-Cola no Rio de Janeiro, os três motores a gás natural, fornecidos pela General Electric em contrato de 4,5 milhões de dólares, no total de 12 megawatts (MW), são responsáveis pelo funcionamento da planta também fornecem energia e aquecimento para a fábrica, produção de água fria e suporte nas operações de engarrafamento.

De acordo com o gerente da fábrica, Nilson Alegre, cogeração a gás foi a opção escolhida por se tratar de um combustível mais limpo e com menores impactos ao meio ambiente. “Além disso, não lidamos mais com problemas de queda de energia. Temos disponibilidade e confiabilidade no fornecimento”, afirma.

Nilson Alegre apresenta o case da fábrica da Coca-Cola Andina durante o Gas Summit Latin America 2015, na palestra sobre “Consumo e Aproveitamento de Gás”, da qual também faz parte o Project Manager da Light Esco. A 12ª edição do Gas Summit traz uma abordagem multilateral sobre os principais assuntos que remetem à expansão e ao futuro da indústria do gás e acontece entre os dias 8 e 10 de junho, no Hotel Windsor Atlântica, no Rio de Janeiro (RJ).

A programação completa do congresso e inscrições podem ser feitas no site www.informagroup.com.br/gas-summit.

 

 

Fonte: Segs

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »