saneamento basico

Instituto de Saneamento do Piauí instalará usina biomecânica para reaproveitamento de lixo

Instituto Saneamento Piauí Lixo

Primeiramente o Instituto de Saneamento Básico do Piauí (ISBPI) anunciou um importante passo na gestão de resíduos sólidos. Em entrevista ao Jornal O Dia, o Diretor-Geral da entidade, Magno Pires, informou que será realizada a instalação de uma usina biomecânica no estado.

Então o novo equipamento, previsto para começar a operar em 2025, será instalado em Piripiri e tem como objetivo transformar o lixo em recursos úteis, contribuindo para a melhoria do saneamento básico no estado.

Contudo a decisão de implementar a usina biomecânica surge em um contexto em que a capital do Piauí, Teresina, tem mostrado avanços na coleta e tratamento de esgoto.

LEIA TAMBÉM: Concessões são o caminho para universalizar saneamento, afirma presidente da ANA

Segundo o estudo “Avanços do Novo Marco Legal do Saneamento Básico no Brasil – 2024”, publicado pelo Instituto Trata Brasil, a cidade registrou um aumento de 5,92% no tratamento de esgoto entre 2018 e 2022, a segunda maior evolução no Nordeste. Em conclusão puxados pela elevação da capital, os índices estaduais também registraram elevação.

Portanto no tratamento de esgoto, o Piauí evoluiu 5,05%, enquanto na coleta de esgoto o estado teve uma elevação de 5%.

Instituto Saneamento Piauí Lixo

Em suma apesar dos avanços, o Piauí ainda enfrenta desafios em relação ao saneamento básico. Magno Pires destaca a necessidade urgente de melhorias na infraestrutura de saneamento. “Um dos maiores entraves ao desenvolvimento do Piauí é a falta de saneamento básico. O lixão produz um produto chamado chorume, que contamina a água e mata toda e qualquer espécie de ser vivo”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Hidrogênio Verde estará consolidado no Brasil em 2035

Segundo Pires, a usina biomecânica a ser instalada em Piripiri será uma fundamental para enfrentar os problemas de gestão de resíduos no estado. Além de reciclar, a usina também ajudará a reduzir a emissão de poluentes.

Fonte: Portal do Dia.

Últimas Notícias:
Governo aprova resolução para reúso de água no Brasil (1)

Governo aprova resolução para reúso de água no Brasil

O CNRH (Conselho Nacional de Recursos Hídricos), vinculado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, aprovaram, nesta terça-feira (1º de Setembro), norma que estabelece critérios técnicos para garantir a segurança sanitária no reúso direto não potável de água.

Leia mais »
Bacia-esponja pode ser uma alternativa contra inundações

Bacia-esponja pode ser uma alternativa contra inundações

Imagens impressionantes de uma enxurrada na região entre o Nepal e Tibet, na Ásia, atravessaram o mundo. E no Brasil, fizeram recordar as enchentes ocorridas nos últimos anos, em diferentes regiões. Com mais frequência e intensidade, os extremos climáticos têm a mesma origem, o aquecimento global.

Leia mais »