saneamento basico
INT Resíduos Agroindustriais

INT leva à SBPC soluções sustentáveis que transformam resíduos agroindustriais em produtos de alto valor

INT Resíduos Agroindustriais

O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) apresenta na ExpoT&C, de 14 a 19 de julho, soluções tecnológicas de baixo carbono em diferentes vertentes.

Entre estas estão transformações químicas e bioquímicas de diversos resíduos agroindustriais, gerando biocombustíveis e diversos bioprodutos de alto valor agregado.

O amido é uma das fontes de matéria-prima renováveis mais abundantes no planeta. O que poucos sabem, e que o INT mostra nesta exposição tecnológica integrante da 77ª Reunião Anual da SBPC, é que ele também está presente em fontes residuais, como a amêndoa do caroço de manga.

Submetido ao processo de hidrólise total, o amido forma a glicose, que é uma importante molécula plataforma com potencial para formar vários produtos de valor agregado como sorbitol e hidroximetilfufural (HMF).

LEIA TAMBÉM: Biocombustível inédito transforma plantas aquáticas em energia limpa

Já o bagaço e a palha da cana são resíduos compostos por lignina, celulose e hemicelulose. Que contêm principalmente aromáticos, glicose e xilose na sua composição. A partir da xilose os pesquisadores do INT desenvolveram rotas para obter produtos utilizados na indústria química, alimentícia, farmacêutica e biocombustíveis como o SAF (combustível sustentável de aviação). Pesquisadores também obtêm este biocombustível — que substitui o querosene de aviação (hidrocarbonetos com entre 9 e 16 átomos de carbono) — a partir de terpenos extraídos de fontes residuais, como a casca da laranja (limoneno) e folhas de eucalipto (citronelal).

INT Resíduos Agroindustriais

Outro projeto mostrado pelo INT corresponde a uma solução de baixo custo para a descarbonização: a produção de microalgas. Podendo usar como insumo para seu cultivo o dióxido de carbono (CO2) residual de indústrias. Esses microrganismos, com colheita contínua em todas as épocas do ano, são a base para extrair bioprodutos como lipídeos para biodiesel, bioativos para suplemento alimentar, e precursores para plásticos biodegradáveis, tintas naturais e bioestimulantes vegetais.

Resíduos como a semente de açaí também são valorizados por soluções de biorrefinaria. Que permitem neste caso a obtenção de produtos como manose, prebióticos e polifenóis, com alto potencial como ingredientes na indústria cosmética, farmacêutica e alimentícia. Resíduos agroindustriais da região do Semiárido, provenientes da cana-de-açúcar, mandioca, sisal e palma, também são alvo desses estudos.

O INT disponibiliza todas essas soluções para visitação do público em seu estande. Que fica logo na entrada no pavilhão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação na ExpoT&C.

Fonte: GOV.

Últimas Notícias:
Fenasan 2025 Encontro Universidades

Fenasan 2025: Especialistas dos EUA, Alemanha, França e Portugal trazem experiências inovadoras em saneamento para o Encontro das Universidades

Maior evento de saneamento ambiental das Américas, o Encontro Técnico AESabesp/Fenasan é promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp) em parceria com a Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN). Nesta edição, tem como tema central “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”.  

Leia mais »
AST Invisibilidade Chorume

A invisibilidade do chorume

Diariamente, um adversário insidioso e muitas vezes ignorado emerge silenciosamente de nossos resíduos, tecendo uma rede de contaminação que ameaça rios, lagos, aquíferos e até a água que chega às nossas casas.

Leia mais »