saneamento basico
Destinação e Tratamento de Resíduos no Acre

Como a má gestão de resíduos sólidos impacta São Paulo?

Imagem Ilustrativa

A má gestão de resíduos sólidos é um dos principais problemas enfrentados pelas cidades brasileiras, principalmente em grandes metrópoles como São Paulo, cuja ocupação desigual dos espaços urbanos dificulta ainda mais a busca pela solução.

Nesta edição, o entrevistado é Jackson Magalhães, autor da dissertação de mestrado “Comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental: um estudo das práticas de gestão de resíduos sólidos”, defendida na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP

Para entender de que maneira essa má gestão impacta São Paulo, o Momento Cidade desta semana entrevista o biólogo e pesquisador Jackson Magalhães, autor da dissertação de mestrado Comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental: um estudo das práticas de gestão de resíduos sólidos, orientado pela professora Sylmara Lopes Francelino Gonçalves-Dias e defendida na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP.


LEIA TAMBÉM: MPPI instaura 16 inquéritos para acompanhar prazo para encerramento de lixões

Em seu estudo, Magalhães buscou compreender as relações entre a injustiça ambiental com os territórios de vulnerabilidade, além de identificar desigualdades referentes à infraestrutura urbana nos bairros da capital paulista, em especial, no Jardim Keralux, localizado na zona leste da capital.

A dissertação de mestrado completa pode ser acessada neste link.

Fonte: Jornal USP.

Últimas Notícias:
APLICAÇÃO DE ESTRUTURAS GEOTÊXTEIS MODULARES (GEOXTEEL®) PARA DESAGUAMENTO DE LODO EM SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOTO SBV Engenharia Ambiental (2)

Aplicação de estruturas Geotêxteis Modulares (GEOXTEEL®) para desaguamento de lodo em sistemas de tratamento de esgoto | SBV Engenharia Ambiental

A geração de lodo é uma consequência inevitável dos processos de tratamento de água e esgoto. Esse resíduo é formado principalmente por sólidos suspensos removidos durante as etapas físico-químicas ou biológicas do tratamento, apresentando, em geral, elevado teor de umidade. Em muitos casos, o lodo recém-gerado possui mais de 95% de água, o que implica em grandes volumes a serem armazenados, transportados e destinados adequadamente.

Leia mais »