saneamento basico
Manaus Lixo Rios Igarapés

Manaus retira 400 toneladas de lixo de rios e igarapés

Manaus Lixo Rios Igarapés

A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) realizou no sábado (20) a 6ª operação de transbordo de resíduos sólidos retirados do rio Negro e dos igarapés da cidade.

A ação ocorreu no porto Trairi, bairro Santo Antônio, zona Oeste, com o uso de balsas, caçambas e maquinário pesado.

Segundo a Semulsp, o volume de lixo retirado nos últimos 50 dias deve chegar a 400 toneladas. Mesmo com a atuação das ecobarreiras, a cheia dos rios e o descarte irregular da população ainda são fatores que agravam o problema.

LEIA TAMBÉM: Projeto GestEAUr: Um Ano de Trabalho Sólido em Prol da Sustentabilidade Hídrica

O subsecretário Operacional da Semulsp, Jairo Costa, reforçou o compromisso da gestão municipal com a limpeza da cidade e a proteção dos recursos naturais.

Manaus Lixo Rios Igarapés

A prefeitura oferece diversos serviços gratuitos para incentivar o descarte adequado dos resíduos e reduzir o impacto ambiental. Um dos principais é a coleta agendada de grandes objetos, como móveis, eletrodomésticos e entulhos — tudo isso sem custo para o morador.

Outras opções são os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e a coleta seletiva porta a porta, que destinam corretamente materiais recicláveis.

“O lixo que vai para o igarapé poderia gerar emprego e renda. Só o quilo da garrafa PET vale R$ 2,50. É dinheiro indo para o rio”, lamentou o subsecretário.

As operações de transbordo seguem em ciclos regulares. A prefeitura reforça que a colaboração da população é essencial para preservar os igarapés e rios da cidade, promovendo um futuro mais limpo e sustentável.

Fonte: AM1.

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »