saneamento basico
parque-orquideas

Parque das Orquídeas: o Aterro Sanitário que virou parque

Imagem Ilustrativa

Parque das Orquídeas – Em 2004, a Prefeitura de Várzea Paulista (SP) recebeu, como forma de compensação,  a doação de um Parque Esportivo, Recreativo e Comunitário feita pelo CIAS (Consórcio Intermunicipal para Aterro Sanitário).

Parte do antigo aterro foi transformada em um Parque Comunitário para lazer da população

O Parque, atualmente conhecido como Parque das Orquídeas, está localizado no Jardim América IV e foi doado aos moradores da cidade após o encerramento das atividades do Aterro Sanitário que existia no local, em área considerada totalmente estabilizada, livre da emissão de gases.

O espaço conta com pista para caminhada, parque infantil, duas quadras de futebol de areia, duas de futsal, uma de vôlei de areia e tênis.

Há, ainda, duas churrasqueiras, bancos e infraestrutura, como banheiros e bebedouros.


LEIA TAMBÉM: PL que estimula biogás e energia em aterros sanitários avança no Senado

Sobre o Aterro Sanitário

O aterro sanitário de Várzea Paulista encerrou definitivamente suas atividades no dia 31 de março de 2006.

Seis cidades depositaram lixo no local durante 20 anos: Várzea Paulista, Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Vinhedo, Louveira e Cajamar. Esses municípios constituem o Consórcio Intermunicipal para Aterro Sanitário (Cias) e, em 2004, assinaram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), documento que trata do encerramento do aterro sanitário, sua manutenção e a construção de obras de compensação na região.

Nessas quase duas décadas de existência, o Parque passou a ser um importante ponto de lazer para a população local. Porém, no período da pandemia do COVID-19, como permaneceu fechado por algum tempo, acabou sofrendo depredações, como quebra de vidros e brinquedos, danificação das instalações elétricas e dos banheiros.

O Tem Cidades conversou com frequentadores do Parque, que manifestaram o desejo da instalação de uma academia ao ar livre no local, para ampliar as atividades e atender outros públicos, bem como a colocação de mais torneiras e recuperação da infraestrutura.

Conversou também com os administradores do espaço – CIAS e Prefeitura de Várzea Paulista – para conhecer as propostas para o local.

De acordo com o CIAS,  foi realizada, recentemente, a reforma das quadras poliesportivas e iniciada a recuperação dos brinquedos de madeira. Numa segunda fase está prevista a construção de uma pista de bicicross e, posteriormente, a reformulação da infraestrutura. Mas não há data para a realização das obras.

A Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Assessoria da Imprensa, informou que o Parque das Orquídeas recebe a manutenção pontual, conforme cronograma de cuidados com as áreas públicas e que não há projetos para ampliação e obras no local.

Fonte: Tem cidades.

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »