saneamento basico

Preço da energia elétrica sofre reajuste 24% menor que em relação ao ano passado

Segundo a Aneel o cálculo para o reajuste da tarifa, é baseado na variação de custos associados à prestação do serviço de distribuição de energia

Foi aprovado nesta terça-feira, 05, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o reajuste tarifário anual do serviço fornecido pelo Energisa, em Mato Grosso. O aumento será de mais de 9%, para os consumidores residenciais, que passam a valer e passam a valer já na próxima semana. Em março do ano passado o aumento tarifário para consumidores residenciais foi de 33%.

O reajuste é anual e legal segundo a companhia que fornece energia elétrica, e começa a ser aplicado na próxima sexta-feira, 08. O aumento atinge os 141 municípios do Estado. Os consumidores residenciais terão alta de 9,11% das contas de luz. A classe de consumo industrial contará com um aumento de 7,58%. O novo patamar de custo da energia valerá pelos próximos 12 meses, até a próxima data de reajuste anual.

Segundo a Aneel o cálculo para o reajuste da tarifa, é baseado na variação de custos associados à prestação do serviço de distribuição de energia. Também são levados em conta, segundo a agência, os custos de aquisição de energia e o uso do sistema de transmissão, além do conjunto de encargos setoriais.

A redução foi possivel devido a Lei que prorroga as concessões de geração de energia elétrica, além de reduzir encargos setoriais de forma a oferecer tarifas menores ao consumidor que foi sancionada, pela presidenta Dilma Rousseff (PT), em janeiro deste ano. A nova legislação renova as concessões de distribuidoras e geradoras de eletricidade e cria as condições para a redução média de 20,2% nas contas de energia.

O governo decidiu antecipar a renovação das concessões para as empresas de geração, de transmissão e de distribuição de energia elétrica que venceriam de 2015 a 2017, o que possibilitou a redução das tarifas, além de reduzir ou retirar encargos do setor.

Fonte: 24 Horas News
Foto: Divulgação/24 Horas news

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »