saneamento basico

MP investiga risco ao meio ambiente provocado por consórcio de resíduos sólidos

Atividades da empresa estariam pondo em risco o rio Mundaú e outras nascentes localizadas na zona rural de União dos Palmares

O Ministério Público Estadual (MPE) instaurou inquérito civil para risco ao meio ambiente que estaria sendo provocado pelo Consórcio Regional de Resíduos Sólidos da Zona da Mata (Corszam) no rio Mundaú, no município de União dos Palmares.

Em portaria publicada na edição de sexta-feira (03) do Diário Oficial de Alagoas, o promotor de Justiça Maurício Mannarino Teixeira Lopes informa que o consórcio obteve licença prévia do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) para a implantação de uma estação de transbordo de resíduos sólidos na zona rural de União dos Palmares, o que afetaria o rio Mundaú e outras nascentes próximas, causando danos ao meio ambiente.

Além de requerer ao IMA a cópia do processo da concessão da licença prévia ao consórcio, o MPE também designou a realização de uma audiência com o consórcio investigado, o próprio IMA e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Consórcio Regional de Resíduos Sólidos

O promotor Maurício Mannarino Teixeira Lopes justifica a abertura do inquérito civil ressaltando que o licenciamento ambiental às atividades ou ou empreendimentos efetiva ou potencialmente poluidores ou degradantes do meio ambiente é uma exigência legal.

“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo, preservá-lo e recuperá-lo para as presentes e futuras gerações”, defende o promotor.

A reportagem da Gazetaweb tentou contato com a diretoria do Consórcio Regional de Resíduos Sólidos da Zona da Mata, mas até o momento, não houve retorno das ligações.

Além de União dos Palmares, o Corszam atende aos municípios de Atalaia, Branquinha, Cajueiro, Capela, Chã Preta, Ibateguara, Mar Vermelho, Murici, Paulo Jacinto, Pindoba, Santana do Mundaú e São José da Laje.

Ao todo, a população assistida pelo consórcio chega a 264.958 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: Gazeta Web

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »