saneamento basico
Sanep Coleta Seletiva

Sanep registra aumento de 25% de resíduos na coleta seletiva

Sanep Coleta Seletiva

Os números dos primeiros nove meses após a ampliação da coleta seletiva para 100% da área urbana em Pelotas são animadores. O Sanep registra aumento de 42 toneladas de materiais coletados, mensalmente, na cidade, o que representa acréscimo de 25% de itens recolhidos. A ampliação para mais 20 regiões incluiu cerca de 40 mil residências na rota semanal do recolhimento de resíduos recicláveis.

Números da reciclagem, após a ampliação do recolhimento para 100% da cidade, superam as expectativas

Locais como Dunas, Vila Princesa, Sanga Funda, Sítio Floresta e Distrito Industrial, que antes possuíam apenas coleta agendada, passaram a integrar o itinerário do caminhão, que percorre cada bairro duas vezes por semana. De segunda a sábado, os moradores têm a oportunidade de separar e descartar os materiais recicláveis de forma adequada, contribuindo para a destinação correta dos resíduos e para a rede de reciclagem formada na cidade.

LEIA TAMBÉM: Gestão de Resíduos Sólidos de Londrina/PR serve de exemplo para o Uruguai

Os recicláveis coletados são encaminhados até uma das seis cooperativas de reciclagem conveniadas com a autarquia. Os itens são transportados e distribuídos para cada unidade, de acordo com a sua capacidade de reciclagem, conforme explica o coordenador do Departamento de Resíduos Sólidos (Ders) do Sanep, Edson Plá Monterosso. Nas estruturas, os resíduos são transformados em novos produtos reutilizáveis, contribuindo para a economia local, para os cooperados e para o meio ambiente.

“A adesão da população foi mais do que positiva. Superou as nossas expectativas. A gente percebe o aumento da conscientização das pessoas, de forma crescente e constante, não somente no início da ampliação. Isso é bem animador e fortalece a reciclagem como um todo no nosso município”, pontua Monterosso.

Fonte: DM Pelotas.

Últimas Notícias:
Reciclagem de liners de figurinhas da Copa movimenta indústria

Reciclagem de liners de figurinhas da Copa movimenta indústria

A Polpel, única empresa no Brasil especializada na reciclagem de liners — o papel revestido de silicone que sobra após colar figurinhas. Projeta processar duas toneladas do material durante a Copa do Mundo de 2026, volume quase dez vezes superior às 230 quilos registrados na edição de 2022. O salto reflete a adesão de grandes companhias, como a Natura (NATU3), e uma campanha viral nas redes sociais que mobilizou pessoas físicas a enviarem os resíduos diretamente para a recicladora, localizada em Guarulhos (SP).

Leia mais »