saneamento basico

Planejamento realiza seminário para debater regulação de serviços de resíduos sólidos urbanos

Objetivo é estruturar modelo regulatório que possa ser aplicado em todo o País

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão promoveu, nesta sexta-feira (29), seminário com agências reguladoras de serviços de resíduos sólidos urbanos. Em discussão o andamento dos projetos-piloto apoiados pelo Fundo Federal de Apoio às Concessões (FEP), criado para promover a realização de concessões municipais e estaduais.

Por meio da Secretaria de Desenvolvimento de Infraestrutura (SDI), o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) tem buscado, em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), estruturar um modelo regulatório para serviços de resíduos sólidos que possa ser aplicado em todo o País. A iniciativa também conta com o apoio dos Ministérios das Cidades, Meio Ambiente, Casa Civil e a Caixa Econômica Federal.

Oito agências reguladoras – estaduais, distrital e municipais – com interesse nos projetos de concessões apresentaram contribuições para fortalecimento do processo.

“É importante ressaltar a necessidade do constante diálogo com as agências. Isso nos permite avançar cada vez mais na concretização de nosso objetivo: melhorar a infraestrutura no País”, afirmou o secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura, Hailton Madureira.

Durante o seminário foi apresentado panorama do setor dos resíduos sólidos, objetivos para implementação do programa e traçado cronograma de trabalho para os próximos meses. Também será desenvolvido estudo para escolha do modelo regulatório no setor de resíduos sólidos.

Fonte: Planejamento

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »