saneamento basico
residuos solidos

Viracopos/SP destina 500 toneladas de resíduos não recicláveis para gerar energia

Imagem Ilustrativa

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), implantou um programa ambiental que evitou, neste primeiro semestre de 2021, o envio de aproximadamente 500 toneladas de resíduos não recicláveis para aterro sanitário.

Desde janeiro deste ano, o aeroporto passou a destinar seus resíduos não recicláveis para uma Usina de Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos.

Estes materiais são usados como combustível gerador de energia.

A usina transforma os resíduos sólidos em combustível para diversos usos, entre eles calor para fornos industriais, fornalhas de siderúrgicas, metalúrgicas, além dos setores papeleiros e de produção de cerâmicas.


LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Uberlândia/MG pretende ampliar reutilização de resíduos da construção civil


Geração de Empregos

Além de aumentar a vida útil dos aterros sanitários, o projeto beneficia toda a região com a geração de emprego e renda devido ao aumento de produção nas usinas.

“Além de reduzir a sobrecarga no aterro sanitário, a geração do CDR através do resíduo sólido, também gera energia limpa, pois a matéria-prima provém de resíduos que simplesmente seriam descartados”, destaca o coordenador de Meio Ambiente de Viracopos, Moisés Alves de Araújo Junior.

Fonte: Mercado de Eventos.

Últimas Notícias: