saneamento basico

Guia de Compras

Projetos de Engenharia - Boletim do Saneamento

Projetos de Engenharia

Ciclo virtuoso com equipes experientes.

Faça sua Cotação Agora

Descrição Completa

FASES DE ENGENHARIA: ESTUDOS, PROJETOS E IMPLANTAÇÃO

Etapas de uma obra de saneamento básico – Do planejamento inicial à execução da obra

A execução de uma obra de saneamento é sempre resultado das etapas anteriores de planejamento e elaboração de estudos e projetos de engenharia. Sendo assim, independentemente de seu porte, a aderência dessas fases às reais necessidades dos municípios, em termos de escopo, custo, rigor técnico e prazo, é responsável pelo sucesso do projeto. Seja referente à implantação de um equipamento, obra, serviço ou instalação de saneamento. Antes da disponibilização do empreendimento à sociedade, então, as etapas anteriores devem ser criteriosamente desenvolvidas e aprovadas pelos órgãos competentes.

Conforme prevê a Lei Federal 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), em conjunto com a Lei 12.305/2010, para cada município brasileiro, a existência de uma “Política Pública de Saneamento Básico”, a ser expressa por um “Plano de Saneamento Básico” e um “Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos” – PMGIRS são consideradas ferramentas de gestão e premissas fundamentais para todo e qualquer projeto técnico e financeiro de saneamento básico. A ser implementado em municípios brasileiros nos próximos anos.

Como parte de sua estrutura, o PMSB e o PMGIRS deverão apontar a real situação do município quanto aos quatro serviços municipais de saneamento básico:

  • água;
  • esgoto;
  • resíduos
  • e drenagem.

Portanto, toda a infraestrutura e instalações operacionais são cadastradas e analisadas quanto à sua capacidade de atendimento. Também considerando as condições operacionais, manutenção das instalações, déficit operacional, atendimento aos padrões ambientais, viabilidade econômico financeira, dentre outros aspectos. Sendo assim, esse diagnóstico frente a obrigatoriedade de alcance das metas estipuladas no novo marco legal apontará a devida necessidade do projeto de engenharia. Dessa forma, podendo se definir em ampliação, adequação ou melhorias das instalações existentes e/ou implantação de novas instalações.

Leia na íntegra aqui https://boletimdosaneamento.com.br/fluxograma-fases-de-engenharia/ ou acompanhe nosso site https://saneamentobasico.com.br/empresa/boletim-do-saneamento/

Vídeos, Artigos e Notícias - Mais Recentes
Criado há dois anos, o Selo Sustentável tem como objetivo reconhecer a participação de empresas expositoras que atendem aos requisitos estabelecidos pela AESabesp em sintonia com os conceitos de ESG.
A água está presente em quase tudo o que consumimos – do café da manhã até a roupa que vestimos. Mas você já parou para pensar quanta água foi usada para produzir esses itens?
A COP30 deixou claro que a transição climática entrou de vez na agenda das empresas. O tema foi debatido por executivos da Vale, Electrolux, Santander e EY, junto com a CEO da COP30, Ana Toni, num evento realizado pelo Brazil Journal. Todos foram unânimes em um ponto: a transição só escala se a conta fechar.
Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.
Em 2024, o Brasil gerou 81,6 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU), registrando um crescimento de 0,75% em relação ao ano anterior.
O Brasil enfrenta uma das maiores crises de saneamento do mundo, com mais de 5 mil piscinas olímpicas de esgoto sendo despejadas diariamente sem tratamento em rios e mananciais, segundo dados do Instituto Trata Brasil.