saneamento basico

Guia de Compras

Projetos de Engenharia - Boletim do Saneamento

Projetos de Engenharia

Ciclo virtuoso com equipes experientes.

Faça sua Cotação Agora

Descrição Completa

FASES DE ENGENHARIA: ESTUDOS, PROJETOS E IMPLANTAÇÃO

Etapas de uma obra de saneamento básico – Do planejamento inicial à execução da obra

A execução de uma obra de saneamento é sempre resultado das etapas anteriores de planejamento e elaboração de estudos e projetos de engenharia. Sendo assim, independentemente de seu porte, a aderência dessas fases às reais necessidades dos municípios, em termos de escopo, custo, rigor técnico e prazo, é responsável pelo sucesso do projeto. Seja referente à implantação de um equipamento, obra, serviço ou instalação de saneamento. Antes da disponibilização do empreendimento à sociedade, então, as etapas anteriores devem ser criteriosamente desenvolvidas e aprovadas pelos órgãos competentes.

Conforme prevê a Lei Federal 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), em conjunto com a Lei 12.305/2010, para cada município brasileiro, a existência de uma “Política Pública de Saneamento Básico”, a ser expressa por um “Plano de Saneamento Básico” e um “Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos” – PMGIRS são consideradas ferramentas de gestão e premissas fundamentais para todo e qualquer projeto técnico e financeiro de saneamento básico. A ser implementado em municípios brasileiros nos próximos anos.

Como parte de sua estrutura, o PMSB e o PMGIRS deverão apontar a real situação do município quanto aos quatro serviços municipais de saneamento básico:

  • água;
  • esgoto;
  • resíduos
  • e drenagem.

Portanto, toda a infraestrutura e instalações operacionais são cadastradas e analisadas quanto à sua capacidade de atendimento. Também considerando as condições operacionais, manutenção das instalações, déficit operacional, atendimento aos padrões ambientais, viabilidade econômico financeira, dentre outros aspectos. Sendo assim, esse diagnóstico frente a obrigatoriedade de alcance das metas estipuladas no novo marco legal apontará a devida necessidade do projeto de engenharia. Dessa forma, podendo se definir em ampliação, adequação ou melhorias das instalações existentes e/ou implantação de novas instalações.

Leia na íntegra aqui https://boletimdosaneamento.com.br/fluxograma-fases-de-engenharia/ ou acompanhe nosso site https://saneamentobasico.com.br/empresa/boletim-do-saneamento/

Vídeos, Artigos e Notícias - Mais Recentes
A Sanepar, Companhia de Saneamento do Paraná, está expandindo suas fronteiras ao buscar parcerias internacionais para a modernização e universalização do saneamento no estado.
As condições de acesso a saneamento básico nas unidades de conservação localizadas na Amazônia Legal são bem piores que na média do Brasil.
Durante visita à sede da Ecosan, em Santo André (SP), o consultor técnico Rolando Piaia apresenta um dos projetos mais desafiadores da empresa: o fornecimento completo de ETA e ETE para uma usina termoelétrica de ciclo combinado no Norte do país.
Os processos manuais de projeto dificultaram sua capacidade de avaliar com eficácia novas tecnologias, como sopradores de alta eficiência energética, e processos avançados, como MBBR e MABR.
Mesmo controladas, infecções como peste bubônica, hanseníase e cólera surgem em surtos localizados, expondo desigualdades no acesso a prevenção e saúde.