saneamento basico

Guia de Compras

Projetos de Engenharia - Boletim do Saneamento

Projetos de Engenharia

Ciclo virtuoso com equipes experientes.

Faça sua Cotação Agora

Descrição Completa

FASES DE ENGENHARIA: ESTUDOS, PROJETOS E IMPLANTAÇÃO

Etapas de uma obra de saneamento básico – Do planejamento inicial à execução da obra

A execução de uma obra de saneamento é sempre resultado das etapas anteriores de planejamento e elaboração de estudos e projetos de engenharia. Sendo assim, independentemente de seu porte, a aderência dessas fases às reais necessidades dos municípios, em termos de escopo, custo, rigor técnico e prazo, é responsável pelo sucesso do projeto. Seja referente à implantação de um equipamento, obra, serviço ou instalação de saneamento. Antes da disponibilização do empreendimento à sociedade, então, as etapas anteriores devem ser criteriosamente desenvolvidas e aprovadas pelos órgãos competentes.

Conforme prevê a Lei Federal 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), em conjunto com a Lei 12.305/2010, para cada município brasileiro, a existência de uma “Política Pública de Saneamento Básico”, a ser expressa por um “Plano de Saneamento Básico” e um “Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos” – PMGIRS são consideradas ferramentas de gestão e premissas fundamentais para todo e qualquer projeto técnico e financeiro de saneamento básico. A ser implementado em municípios brasileiros nos próximos anos.

Como parte de sua estrutura, o PMSB e o PMGIRS deverão apontar a real situação do município quanto aos quatro serviços municipais de saneamento básico:

  • água;
  • esgoto;
  • resíduos
  • e drenagem.

Portanto, toda a infraestrutura e instalações operacionais são cadastradas e analisadas quanto à sua capacidade de atendimento. Também considerando as condições operacionais, manutenção das instalações, déficit operacional, atendimento aos padrões ambientais, viabilidade econômico financeira, dentre outros aspectos. Sendo assim, esse diagnóstico frente a obrigatoriedade de alcance das metas estipuladas no novo marco legal apontará a devida necessidade do projeto de engenharia. Dessa forma, podendo se definir em ampliação, adequação ou melhorias das instalações existentes e/ou implantação de novas instalações.

Leia na íntegra aqui https://boletimdosaneamento.com.br/fluxograma-fases-de-engenharia/ ou acompanhe nosso site https://saneamentobasico.com.br/empresa/boletim-do-saneamento/

Vídeos, Artigos e Notícias - Mais Recentes
Um estudo realizado por estudantes da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo propôs avaliar o potencial de medidas de drenagem urbana sustentável, com o objetivo de mitigar futuras enchentes em áreas densamente povoadas.
Biossurfactantes são bioprodutos alternativos com maior carga de sustentabilidade frente aos tensoativos sintetizados. Estes compostos estão inseridos em uma série de processos industriais bem como no segmento de biorremediação.
Sancionada em 2021, a Lei de Incentivo à Reciclagem (LIR) apresenta os primeiros frutos diretos agora, já no fim do segundo semestre de 2025.
O projeto de privatização da companhia de saneamento de Minas Gerais, Copasa, foi aprovado pela assembleia legislativa do estado em primeiro turno, nesta terça-feira (02/12).
A SABESP, uma das maiores concessionárias de água e esgoto do mundo, firmou um acordo de longo prazo com a Transcend, líder em software de projeto generativo para infraestrutura crítica, para levar automação e inteligência de dados ao planejamento e projeto iniciais de estações de tratamento de água e esgoto em 377 municípios do estado de São Paulo.
Autores atestam que recirculação de concentrado representa alternativa tecnicamente viável e ambientalmente segura.