saneamento basico

Guia de Compras

Regionalização - Boletim do Saneamento

Regionalização

Formação de blocos para acessar apoio técnico e financeiro da União.

Faça sua Cotação Agora

Descrição Completa

REGIONALIZAÇÃO

Um dos princípios da regionalização do saneamento é alcançar o subsídio cruzado. Seja por cidades de uma mesma região, bacia hidrográfica, região administrativa ou mesmo dentro do Estado. Sendo assim, o modelo abre a possibilidade de ampliar a escala com prestação de serviço e construção de empreendimentos, reunindo essas localidades. A lógica do subsídio cruzado, portanto, permitirá que os municípios mais viáveis economicamente, num arranjo com municípios menores de baixa renda, custeiem os investimentos nesses últimos. Dessa forma, possibilitando o acesso aos serviços de saneamento básico pelas populações mais vulneráveis.

A lei 14.026 de julho de 2020, que fixa o novo marco regulatório do setor, e o Decreto 10.588 de dezembro de 2020, estabelecem critérios para a formação de blocos de municípios de maneira que estejam habilitados a conseguirem apoio técnico e financeiro da União. Enquanto o novo marco estimula a prestação regionalizada, que abre a oportunidade para um ou mais componentes dos serviços de saneamento básico em determinada região cujo território abranja mais de um município.

O incentivo à formação de blocos de municípios para o desenvolvimento regionalizado dos serviços de saneamento básico é uma proposta defendida há anos pelo setor. Tendo sido efetivada com a Lei no 14.026/2020.

Leia na íntegra aqui https://boletimdosaneamento.com.br/municipios-e-blocos/ ou acompanhe nosso site https://saneamentobasico.com.br/empresa/boletim-do-saneamento/

Vídeos, Artigos e Notícias - Mais Recentes
Novo sistema facilita cadastro de entidades nas Unidades Regionais de Saneamento Básico e abre caminho para a consolidação do Universaliza-SP, que prevê apoio regionalizado a municípios.
Problemas como redes subdimensionadas, ligações clandestinas e infiltração de água da chuva nos coletores de esgoto são frequentes.
Reunião realizada em Campinas contou com a participação da secretária de Meio Ambiente do Estado, Natália Resende, e da presidente da SP Águas, Camila Viana; proposta de PPP do Governo do Estado visa ampliar a segurança hídrica nas Bacias PCJ.
Em comparação a 2024, a capital acreana subiu uma posição entre as capitais, saindo do 25º lugar, mas manteve-se estagnada na classificação geral.
Levantamento do site Agência Pública junto à Defesa Civil do Estado de São Paulo indica que, nos últimos cinco anos, em média uma pessoa morreu a cada três dias no estado por conta das chuvas entre dezembro e março.