saneamento basico

Guia de Compras

Regionalização - Boletim do Saneamento

Regionalização

Formação de blocos para acessar apoio técnico e financeiro da União.

Faça sua Cotação Agora

Descrição Completa

REGIONALIZAÇÃO

Um dos princípios da regionalização do saneamento é alcançar o subsídio cruzado. Seja por cidades de uma mesma região, bacia hidrográfica, região administrativa ou mesmo dentro do Estado. Sendo assim, o modelo abre a possibilidade de ampliar a escala com prestação de serviço e construção de empreendimentos, reunindo essas localidades. A lógica do subsídio cruzado, portanto, permitirá que os municípios mais viáveis economicamente, num arranjo com municípios menores de baixa renda, custeiem os investimentos nesses últimos. Dessa forma, possibilitando o acesso aos serviços de saneamento básico pelas populações mais vulneráveis.

A lei 14.026 de julho de 2020, que fixa o novo marco regulatório do setor, e o Decreto 10.588 de dezembro de 2020, estabelecem critérios para a formação de blocos de municípios de maneira que estejam habilitados a conseguirem apoio técnico e financeiro da União. Enquanto o novo marco estimula a prestação regionalizada, que abre a oportunidade para um ou mais componentes dos serviços de saneamento básico em determinada região cujo território abranja mais de um município.

O incentivo à formação de blocos de municípios para o desenvolvimento regionalizado dos serviços de saneamento básico é uma proposta defendida há anos pelo setor. Tendo sido efetivada com a Lei no 14.026/2020.

Leia na íntegra aqui https://boletimdosaneamento.com.br/municipios-e-blocos/ ou acompanhe nosso site https://saneamentobasico.com.br/empresa/boletim-do-saneamento/

Vídeos, Artigos e Notícias - Mais Recentes
Intenção do Executivo municipal é repassar todos os serviços relacionados aos resíduos sólidos para uma única empresa.
A Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas) declarou escassez hídrica quantitativa na Bacia do Alto Tietê e na porção paulista da Bacia do Rio Piracicaba.
O saneamento básico e o desafio de universalizar água e esgoto para todos foi o tema da entrevista do projeto Diálogos com a Sociedade, realizada na quarta-feira (5), no estúdio de vidro da Rádio CBN Cuiabá, localizado no Várzea Grande Shopping.
A empresa levou novas termofusoras e eletrofusoras, equipamentos essenciais para a instalação e manutenção de redes de saneamento.
Esta conferência será a primeira do seu género em Portugal. Um evento único dedicado ao futuro da água.
A Associação Brasileira de Energia de Resíduos (ABREN), em nome de dezenas de instituições científicas e entidades ambientais nacionais e internacionais, manifesta veemente repúdio ao Projeto de Lei nº 5.481/2025, de autoria do deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados.