Iniciativa privada propõe parcerias para o saneamento em São Paulo
São Paulo poderia criar quase 100 mil empregos por ano e reduzir drasticamente os casos de diarreia entre famílias de baixa renda caso acelerasse seu investimento em saneamento.
São Paulo poderia criar quase 100 mil empregos por ano e reduzir drasticamente os casos de diarreia entre famílias de baixa renda caso acelerasse seu investimento em saneamento.
Este verão de 2014 tem sido o mais quente dos últimos anos no estado de São Paulo. O calor intenso, aliado às raras chuvas, provocou o racionamento e o rodízio em muitas áreas que nunca antes haviam sofrido com o desabastecimento.
A economia de água do Sistema Cantareira foi de 500 litros por segundo entre os dias 2 e 9 de fevereiro, primeira semana em vigor do incentivo financeiro, que concede desconto de 30% nas contas de consumidores que reduzirem, pelo menos, 20% o consumo médio em um período de 12 meses.
O diretor-geral do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de São Caetano, Welington Kalil, se reuniu na tarde de ontem com o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) para definir detalhes da aplicação de desconto na conta de moradores da cidade que economizarem água. O objetivo é reduzir o consumo no município, que é 100% abastecido pelo Sistema Cantareira. O reservatório está com apenas 19,6% da capacidade, menor nível da história.
O projeto ‘Poor Little Fishbowl Sink’, criado pelo designer chinês Yan Lu, leva uma abordagem incomum sobre como economizar água. A proposta do trabalho é utilizar sistemas visuais para provocar o consumidor a adquirir hábitos conscientes.
Projeto de Lei que prevê modificações em Lei que institui o Sistema de Gestão Sustentável de Resíduos da Construção Civil e Resíduos Volumosos e o Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil em Hortolândia será votado nesta terça-feira (11 de fevereiro), na segunda sessão ordinária da Câmara Municipal. Na mesma tarde ainda serão apreciados Requerimentos, Moções e um parecer da Comissão de Justiça e Redação para o Projeto de Lei do vereador Adaílton Sá (PV).
Ao fechar a agenda de visitas de ontem, 11, a municípios da Grande Goiânia, o governador Marconi Perillo assinou ordem de serviço, em Terezópolis, que prevê a universalização do saneamento básico na cidade, com a implantação da segunda etapa da Estação de Tratamento de Esgoto Maria de Brito, com investimento de R$ 4 milhões.
Depois de vinte anos os moradores de Reginópolis (SP) tiveram um reajuste na taxa de água e esgoto. No final do ano passado a Câmara aprovou um projeto da prefeitura para adequar os valores. Segundo a administração municipal, os novos valores servem para diminuir o desperdício de água na cidade e evitar que o município continue a acumular um prejuízo de cerca de R$ 200 mil ao ano por causa da defasagem na cobrança.
Apesar das altas temperaturas registradas nas últimas semanas e a ausência da chuva, a população resendense não precisa se desesperar com o abastecimento na região. O motivo é que a Concessionária Águas das Agulhas Negras, empresa responsável pelos sistemas de água e esgoto no município, ampliou a capacidade de produção de água potável de 465 litros por segundo para 740 litros por segundo, volume esse que garante a autossuficiência em água tratada pelas próximas décadas.
A resistência do governo em pedir à população que colabore com o atual momento de estresse do setor elétrico e economize na conta de luz está custando caro ao país. Analistas estimam que pelo menos R$ 8 bilhões anuais gastos com termelétricas — acionadas para compensar o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas — poderiam ser poupados caso houvesse uma campanha de redução de consumo. Além disso, o risco cada vez maior de racionamento seria totalmente afastado se as famílias e as empresas ajudassem com uma singela economia média de 5%.