saneamento basico

11 de março de 2014

A Rede Papel Bituca, formada por ONGs e empresas sociais para conscientizar a população sobre os efeitos das pontas de cigarro no meio ambiente, divulgou um estudo que mostra que, em São Paulo, 34 milhões de bitucas são jogadas no chão todos os dias, quantidade suficiente para encher um apartamento de 70 metros quadrados. Na busca por melhorias neste cenário, os ativistas vêm desenvolvendo uma série de campanhas voltadas aos fumantes.
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) iniciou ontem, no bairro 7 de Setembro, as obras de esgotamento sanitário em Sapiranga. Ao todo, serão mais de R$ 50 milhões investidos no sistema de esgoto do município, atingindo 40% de cobertura na cidade.
A Prolagos acaba de iniciar a primeira etapa do programa de despoluição da Lagoa de Geribá e da Praia de Manguinhos, em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio. Concessionária responsável pelo serviço de saneamento da Região dos Lagos, a Prolagos tem previsão de concluir esta primeira fase até novembro deste ano.
As obras de implantação da rede de esgotamento sanitário nas praias do Seixas e Penha, na Capital, seguem em ritmo acelerado. De acordo com o presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, aproximadamente, R$ 7,7 milhões estão sendo investidos pelo Governo do Estado em parceria com o Governo Federal.
O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), disse ontem que, apesar das críticas de alguns peemedebistas ao governo, a maioria do partido deseja “manter o casamento” com o PT e a presidente Dilma Rousseff.
Um surpreendente carregador de dispositivos móveis criado na Suécia utiliza água para fornecer energia para celulares, tablets e outros gadgets. Chamado de PowerTrekk, o equipamento é vendido pela internet e impede que as pessoas fiquem incomunicáveis por falta de bateria, ao mesmo tempo que ajuda a reduzir os gastos de energia no planeta.
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informa que seguirá a determinação dos órgãos reguladores do Sistema Cantareira – Agência Nacional de Águas (ANA) e Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) – e reduzirá a retirada de água das represas de 31 mil litros por segundo para 27,9 mil L/s. A medida será adotada assim que a companhia for notificada e dentro das condições que forem estabelecidas.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) autorizou, para esta semana, o despacho de 17.442 megawatts médios de energia a ser gerada por usinas termelétricas – movidas a combustíveis como óleo, gás, carvão e biomassa. Essa quantidade é a maior do ano e representa uma alta de 6,9% em relação à autorizada para a semana passada (16.308 megawatts médios).
Desenvolvido pelo escritório italiano de arquitetura Luca Curci, o projeto “Cidades Orgânicas” revela uma série de construções em perfeita sintonia com a natureza. Com objetivo de criar uma nova cidade sustentável e funcional nos Emirados Árabes Unidos, o projeto abriga empresas, residências, hotéis, áreas verdes e parques de geração de energia renovável. Além disso, a proposta inovadora não fica apenas em terra firme, estendendo-se também para o mar.
Nesta terça-feira (11), o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) promove o I Encontro de Gestores Municipais. Na pauta, estarão alguns dos principais temas ambientais do Ceará em 2014, como a validação do Panorama Estadual de Resíduos Sólidos, Metodologia do Programa Selo Município Verde, critérios para o Índice de Qualidade do Meio Ambiente e Certificação Praia Limpa. O evento ocorre no Centro Espiritual Uirapuru (CEU), em Fortaleza, às 9 horas. Participarão prefeitos, secretários de Meio Ambiente e responsáveis pela gestão de resíduos sólidos de todos os 184 municípios cearenses.