saneamento basico

25 de setembro de 2014

De julho a agosto deste ano, o custo de vida do paulistano subiu de 0,12% para 0,26%, é o que aponta o Índice de Custo de Vida por Classe Social (CVCS) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). A maior alta foi registrada nos serviços, com 0,83% em agosto em comparação a julho, com 0,23%.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), avaliou não haver necessidade de integrantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) invadirem a sede da Sabesp, em protesto marcado esta quinta-feira (25).
Os serviços de ampliação do sistema de abastecimento de água, no município de Chapada dos Guimarães (60 km de Cuiabá), devem levar, pelo menos, mais um ano para serem concluídos.
Especialistas afirmam: possibilidade de faltar água nas torneiras do Estado é real. E o Cantareira só deve se recuperar completamente a partir de 2016
Em seminário internacional, urbanistas apresentam soluções de uso racional de água que podem ser adotadas individualmente até nas grandes cidades
O desenho de um novo cenário para o setor financeiro, com transparência administrativa e controle da sociedade, é imprescindível para o Brasil seguir no caminho de mais desenvolvimento econômico e social. Nesse contexto, e sobretudo por atuarem como fontes de financiamento de longo prazo, os bancos públicos federais são ferramentas decisivas e eficazes para o Estado continuar apostando no processo de democratização social por que passa o país na última década. Isto é vital para diminuir a exclusão, a desigualdade, a pobreza e a miséria.
De acordo com o Plano Nacional de Saneamento Básico – PLANSAB, a meta é atingir a universalização dos serviços de saneamento até 2030. Entretanto, especialistas ressaltam a importância de se aumentar os investimentos em saneamento para cumprir a proposta. Caso o ritmo de crescimento de 1% ao ano permaneça, em 2018 a cobertura média brasileira será de 68,3%, quando o esperado no plano é de 76%.
São Paulo e parte dos Estados do Sul e Sudeste do país podem entrar tanto num ciclo de desertificação como de extermínio de suas reservas hídricas existentes no subsolo. A influência das queimadas e do desmatamento amazônico no ciclo das chuvas nas porções mais ao sul do país alarma tanto os cientistas tanto quanto aos níveis de contaminação das águas potáveis existentes.
Com investimentos, as intervenções vão beneficiar diretamente mais de oito mil habitantes
Mais de 235 mil pessoas deverão ser beneficiadas após a conclusão das obras de ampliação e reforma das estações de tratamento de esgoto (ETEs) Mandacaru e Alvorada, em Maringá. Juntas, elas representam um investimento de R$ 35,5 milhões. Os trabalhos começaram em junho de 2013 e devem ser concluídos no segundo semestre de 2015.