saneamento basico
Arce Abastecimento de Água Ceará

Arce fiscaliza sistemas de abastecimento de água e esgotamento nos municípios cearenses

Arce Abastecimento de Água Ceará

A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) realizou fiscalização nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário em 11 localidades cearenses. A ação, que teve início no dia 17/02, e encerrada na sexta-feira (28/02), teve o objetivo de inspecionar os serviços prestados pelas empresas do segmento, entre elas a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

O ciclo de inspeções contemplou os municípios de Eusébio, Maracanaú e Guaraciaba do Norte, onde serão vistoriados os sistemas de água e esgoto.

Ademais já nas cidades de Orós, Solonópole, e nos distritos de Tianguá Córrego Loteamento Conviver 3, Itaguaruna, Santo Antônio, Sítio Araticum Loteamento Cidade dos Bosques II e Sítio Cipó, serão vistoriados apenas os sistemas de água. Em Solonópole deve ser realizado um diagnóstico das atividades do Saae.

Em conclusão no município de Orós a fiscalização foi realizada por meio de denúncia encaminhada ao Ministério Público. Segundo a analista Marcella Facó, após reunião com o promotor de justiça do Ministério Público da localidade a equipe verificou a estação de tratamento, as válvulas, o booster que havia sido recém-instalado e o inversor, que a Cagece instalou para solucionar problemas de energia.

Parte dos trabalhos contaram, inclusive, com a participação de representantes da região que registraram a denúncia no Ministério Público”, ressaltou a analista.

Arce Abastecimento de Água Ceará

Portanto finalizadas as ações, a Agência Reguladora deve emitir relatório sobre a situação nos municípios fiscalizados.

Em suma em caso de não conformidade, são emitidos termos de notificação com prazos estabelecidos para a correção dos problemas.

Fonte: ANC.

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »