A Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará) assinou, na quinta-feira (16 de julho), o termo de autorização para o início imediato das obras da Dessal do Ceará. A usina será a maior planta de dessalinização do país. Terá capacidade projetada de 1 metro cúbico por segundo, o equivalente a mil litros de água dessalinizada por segundo.
A expectativa é que a produção seja suficiente para abastecer cerca de 720 mil habitantes da Região Metropolitana de Fortaleza. A previsão é que a operação comece nos próximos cinco meses, após a conclusão da etapa inicial. Essa fase inclui a industrialização da tubulação, a execução da adutora e da drenagem, além da construção de uma nova areninha.
LEIA TAMBÉM: Navegantes lança edital de concessão para universalizar serviços de água e esgoto
Tecnologia
A SPE (Sociedade de Propósito Específico) Águas de Fortaleza, formada pela Marquise Infraestrutura, PB Construções S.A. e Abengoa Água S.A., conduzirá as obras em parceria com a Cagece. A Semace (Superintendência Estadual do Meio Ambiente) concedeu a Licença de Instalação (LI) em setembro de 2025.
Segundo o diretor da Marquise Infraestrutura, Renan Carvalho, a empresa adotou as soluções mais modernas de dessalinização de água do mar. Dessa forma, pretende entregar uma obra com excelência técnica, rigor operacional e durabilidade para as próximas gerações.
“Do ponto de vista da engenharia de grande porte, a Dessal do Ceará estabelece um novo paradigma para a infraestrutura hídrica do país. A usina foi concebida com elevada eficiência tecnológica e escala industrial, características que a tornam a maior planta atualmente em funcionamento no Brasil e a maior da América Latina destinada ao consumo humano”, destacou Carvalho, em nota.
A Marquise também participa de projetos como FLT (Ferrovia Transnodestina Logística), CIPP (Complexo Industrial e Portuário do Pecém) e Eixão das Águas, de transposição de água do Açude Castanhão para a região metropolitana da capital cearense.
Fonte: Agência INFRA
LEIA TAMBÉM: Loga, de coleta de lixo, será 100% da Solví com saída de Quintella