saneamento basico
movimento-pcj-uso-agua

Lançamento do Movimento PCJ pelo uso eficiente de água

Imagem Ilustrativa

A expectativa de uma forte estiagem em 2021, gera a necessidade de ações concretas para o enfrentamento das mudanças climáticas.

O Portal Saneamento Básico participou, na terça 21 de setembro, da Coletiva de Impressa do Comitê de Bacias PCJ, (Piracicaba, Campinas e Jundiaí), para o lançamento do Movimento Pelo Uso Consciente de Água, cujo lema é:

“A ÁGUA É DE TODOS. A ESTIAGEM TAMBÉM”

E na semana em que ocorre a Assembleia Geral da ONU o Prefeito de Piracicaba e Presidente do Comitê de bacias do PCJ, Luciano Almeida, abre a coletiva com a seguinte reflexão:

A pergunta certa não é mais se a água vai faltar, mas sim, quando ela vai faltar

E nesse sentido, ele reafirma algumas ações que o comitê já vem realizando para o enfrentamento da estiagem, que já é sentida por todos.

O comitê PCJ reativou um grupo de trabalho técnico, denominado GT-Estiagem 2021, com o objeto principal de emitir boletins quinzenais, para informar a sociedade civil, especialmente da região da bacia do PCJ, dados sobre o monitoramento das vazões dos rios, dos volumes dos reservatórios e das empresas e previsões de chuva.

A ideia é que, em posse desses dados, a sociedade civil possa se organizar para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas, visando a redução do consumo e o aumento da eficiência da água, além é claro, da preservação dos mananciais.

O Presidente lembra ainda que o Comitê PCJ possui um plano de bacias, estabelecido entre 2020 e 2035, com diversas recomendações a todos os municípios da região.

Destacou também que a estiagem que estamos enfrentando agora é de proporção mundial e, mesmo o Brasil sendo considerado um país privilegiado em alguns aspectos, como o bom volume de recursos hídricos, ainda temos problemas como o crescimento desordenado, a exemplo do estado de São Paulo, o desperdício de água e, principalmente, a não preservação das nossas nascentes e rios.

Pensando nesses problemas é que o Comitê está atuando, de forma mais veemente, fazendo o monitoramento necessários e dando instruções e orientações para a sociedade se amoldar e enfrentar a crise.

Ele afirma “ já estamos vivenciando a falta de chuvas e infelizmente para o ano que vem a nossa expectativa não é boa, então diante deste cenário, nós estamos aqui buscando alternativas para evitar que a gente tenha problemas relacionados a falta de água , principalmente nesse momento tão gritante do nosso estresse hídrico.”

Prova de que a estiagem é uma das maiores dos últimos anos é que alguns municípios já estão racionando água, como é o caso de Franca, Valinhos, Itú, São José do Rio Preto e Bauru, entre outras cidades de São Paulo e, em Piracicaba, a captação no Rio Piracicaba foi suspensa, porque a vazão ficou muito baixa, gerando uma qualidade ruim, se tornando inviável o tratamento da água para o consumo humano.

Veja neste mapa a situação das captações municipais para abastecimento ao público.

Monitoramento

Uma das atividades realizadas pelo GT-Estiagem 2021 é o monitoramento das vazões nas Bacias PCJ e, os dados mostram que as vazões de setembro/2021 dos rios dessas bacias, são menores que as vazões de setembro/2013, ano anterior à crise hídrica de 2014 que se alastrou até 2015.

Fonte: Boletim técnico do GT-Estiagem 2021

Portanto, caso a estiagem permaneça em 2021, o ano de 2022 pode se iniciar com uma reservação menor do que a que havia em 2014 e a situação hídrica pode ser pior do que a crise anterior.

Por isso o Movimento PCJ Pelo Uso Eficiente da Água é tão importante, pois a sociedade precisa ser orientada e conscientizada sobre esse cenário de estiagem, mas, principalmente, precisa tomar ações rápidas e eficientes para o enfrentamento do que pode ser a maior crise hídrica de todos os tempos.


LEIA TAMBÉM: Crise hídrica: não vai chover onde precisa na primavera (nem no verão)


Ações concretas

Nos últimos anos o Comitê de bacias investiu mais de 500 milhões, especialmente em obras de infraestrutura, que geraram condições de diminuição de perdas no sistema, bem como investimento nas represas de Pedreira e Duas Pontes, estrategicamente localizadas nos municípios de Pedreira e Amparo, pertencentes à bacia do PCJ, além de um investimento importantíssimo em adutora para levar água para Campinas e municípios do entorno, garantindo assim, o abastecimento futuro.

Em 2020, por iniciativa do Presidente Luciano Almeida e do Vice Governador Rodrigo Garcia, o Comitê realizou um estudo de viabilidade para execução de barramento no Rio Corumbataí, visando garantir o abastecimento dos 11 municípios da região, que captam água diretamente do rio, para os próximos 100 anos.

Com o vazão dos rios cada vez menos, estamos entrando num processo de emergência , porque cada vez menos temos a vazão nos rios , devido ao crescimento desordenado que acaba gerando uma captação cada vez maior” afirma Luciano Almeida “e nós estamos  chegando no nosso limite de poder captar, então a única alternativa que a gente tem é fazer uma reservação, fazer uma barragem que permita que a gente garanta  um pulmão de abastecimento, para não ter problema de falta de água” , e ele continua “esse é um grande projeto que nós vamos detalhar nos próximos dias, para garantir o abastecimento de água, para que não fique somente na captação.”

O reuso de água também é pauta do Comitê, por meio da câmara técnica CT-Indústria, que se dedica ao tema, que é estratégico, promovendo vários estudos de viabilidade, visando evitar problemas com o saldo hídrico e a captação de água de um município para outro.

Futuro

Com a influência do fenômeno natural La Niña, que diminui a temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental, diminuindo, portanto, a quantidade de chuvas vindas do Sul do país, a previsão de chuvas para o Estado de São Paulo é da ordem de 30 a 50% menor que a média dos últimos anos, com chuvas esparsas e pouca significância para os reservatórios.

Para o coordenador do GT-Estiagem, Alexandre Vilella “cada gota importa” e reunir esforços para superar a estiagem e melhorar a resiliência é o papel do GT.

Ele afirma ainda que “Mudanças climáticas são cada vez mais frequente e temos que aprender a conviver com isso”.

As próximas atividades do GT-Estiagem 2021 estão programadas para os dias 24 e 27 do setembro e podem ser acompanhadas no site dos Comitês PCJ.

Para mais informações sobre o “Movimento pelo uso consciente da água” acesse https://movimentopcj.org.br/

LINK DA PALESTRA

Referência: Coletiva de Imprensa Comitês PCJ

Autora: Jaqueline Morinelli

Para Portal Saneamento Básico

Últimas Notícias:
Como estruturas de drenagem evitam enchentes nos centros urbanos

Como estruturas de drenagem evitam enchentes nos centros urbanos?

Os projetos de Engenharia desempenham um papel essencial na preparação das grandes cidades para períodos de chuvas intensas. Na Grande São Paulo, obras de drenagem e intervenções em infraestrutura urbana contribuem para reduzir os impactos causados pelos temporais e ampliar a proteção de comércios, moradias e vias públicas.

Leia mais »