saneamento basico
Rio+Saneamento Unidade Tratamento

Rio+Saneamento automatiza unidade de tratamento em Itaguaí/RJ

Rio+Saneamento Unidade Tratamento

Por: Welington Campos

A Rio+Saneamento implantou um moderno sistema de automação na Unidade de Tratamento (UT) de Mazomba, em Itaguaí, como parte do seu programa de modernização e aumento da eficiência operacional.

O investimento, de mais de R$ 230 mil, permite o monitoramento em tempo real da qualidade da água distribuída à população, reforçando a segurança e a confiabilidade do sistema de abastecimento no município.

De acordo com a concessionária, a nova tecnologia beneficia mais de 21 mil moradores dos bairros Mazomba, Santa Cândida, Leandro, Engenho, Brisamar e Vila Margarida.

LEIA TAMBÉM: Mato Grosso do Sul se destaca no país por antecipar metas do saneamento básico

Os equipamentos instalados transmitem automaticamente dados sobre pH, turbidez e teor de cloro, 24 horas por dia, ao Centro de Controle Operacional (CCO) da empresa.

Rio+Saneamento Unidade Tratamento

Segundo a Rio+, a automação garante mais agilidade e precisão nas análises químicas essenciais da água, realizadas de forma contínua por técnicos da companhia.

LEIA TABÉM: Desmatamento no Cerrado afetou potencial de produção de soja, aponta estudo

Essas medições complementam os exames externos feitos por laboratórios credenciados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), assegurando o cumprimento dos padrões de qualidade exigidos.

Antes de entrar em operação automática, o sistema passou por uma fase de testes rigorosos. Técnicos da área de Qualidade da Rio+ são responsáveis pela operação e manutenção dos sensores, garantindo a confiabilidade dos dados. “O objetivo é garantir um abastecimento mais seguro, eficiente e confiável para a população. O monitoramento atua como um verdadeiro ‘vigia eletrônico’, permitindo a identificação preventiva de possíveis falhas e maior controle dos processos”, destacou Alexandre Boaretto, diretor de Operações da companhia.

Fonte: JA.

Últimas Notícias:
Certame da Saneago atrai apenas um grupo

Certame da Saneago atrai apenas um grupo

Dois dos três lotes ofertados ficaram sem oferta; problemas na modelagem afastaram grandes investidores. O leilão de Parcerias Público-Privadas (PPPs) da Saneago (estatal de saneamento de Goiás) atraiu o interesse de apenas um grupo, o Consórcio Águas do Cerrado, que entregou proposta para somente um dos três lotes da licitação, apurou o Valor.

Leia mais »
Rede de esgoto avança na Maré e beneficia a Baía de Guanabara

Rede de esgoto avança na Maré e beneficia a Baía de Guanabara

Obras de saneamento, de R$ 120 milhões, vão até o fim de 2027 e incluem tronco coletor de 4,5kms e 18kms de tubulações

O cenário do Complexo da Maré — formado por 16 favelas — está em transformação, com um vaivém de operários e máquinas. Equipes instalam manilhas de até 1,50 metro de diâmetro e escavam poços para avançar nas obras de saneamento iniciadas pela Águas do Rio, que têm como objetivo beneficiar, segundo a concessionária, 200 mil pessoas.

Leia mais »