Rio+Saneamento Unidade Tratamento
Por: Welington Campos
A Rio+Saneamento implantou um moderno sistema de automação na Unidade de Tratamento (UT) de Mazomba, em Itaguaí, como parte do seu programa de modernização e aumento da eficiência operacional.
O investimento, de mais de R$ 230 mil, permite o monitoramento em tempo real da qualidade da água distribuída à população, reforçando a segurança e a confiabilidade do sistema de abastecimento no município.
De acordo com a concessionária, a nova tecnologia beneficia mais de 21 mil moradores dos bairros Mazomba, Santa Cândida, Leandro, Engenho, Brisamar e Vila Margarida.
LEIA TAMBÉM: Mato Grosso do Sul se destaca no país por antecipar metas do saneamento básico
Os equipamentos instalados transmitem automaticamente dados sobre pH, turbidez e teor de cloro, 24 horas por dia, ao Centro de Controle Operacional (CCO) da empresa.
Rio+Saneamento Unidade Tratamento
Segundo a Rio+, a automação garante mais agilidade e precisão nas análises químicas essenciais da água, realizadas de forma contínua por técnicos da companhia.
LEIA TABÉM: Desmatamento no Cerrado afetou potencial de produção de soja, aponta estudo
Essas medições complementam os exames externos feitos por laboratórios credenciados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), assegurando o cumprimento dos padrões de qualidade exigidos.
Antes de entrar em operação automática, o sistema passou por uma fase de testes rigorosos. Técnicos da área de Qualidade da Rio+ são responsáveis pela operação e manutenção dos sensores, garantindo a confiabilidade dos dados. “O objetivo é garantir um abastecimento mais seguro, eficiente e confiável para a população. O monitoramento atua como um verdadeiro ‘vigia eletrônico’, permitindo a identificação preventiva de possíveis falhas e maior controle dos processos”, destacou Alexandre Boaretto, diretor de Operações da companhia.
Fonte: JA.
