Abastecimento Água Perdas Carga
Resumo:
Este tema versa discorrer sobre alguns desafios para atendimento ao Novo Marco do Saneamento Básico no que tange ao abastecimento de água potável.
Neste tópico serão abordados panoramas analíticos entre os sistemas de abastecimento existentes e as contínuas expansões urbanas, com destaque aos desafios técnicos e operacionais a serem superados no campo da hidráulica, sobretudo, os fenômenos conhecidos como Perdas de Carga nas redes de distribuição.
A disponibilidade de água, tanto em quantidade como em qualidade, é um dos principais fatores limitantes ao desenvolvimento de municípios, bairros, setores e regiões.
Assim sendo, é imprescindível o desenvolvimento de instrumentos gerenciais de proteção, planejamento e utilização, adequando o planejamento urbano à vocação natural do sistema hídrico.
LEIA TAMBÉM: Futuro da Gestão das Águas Residuais em Portugal
Abastecimento Água Perdas Carga
O Brasil é um dos países mais ricos em recursos hídricos do planeta. No entanto, a grande variabilidade climática que caracteriza o Brasil se reflete em uma distribuição territorial bastante desigual destes recursos.
O maior desafio do ponto de vista do abastecimento de água consiste no fato da população brasileira estar concentrada justamente nas regiões em que a oferta de água é mais desfavorável. Ou seja, apesar de toda riqueza hídrica atribuída ao Brasil, os maiores volumes estão relativamente distantes das maiores concentrações demográficas.
Autor: Fabio Carlos de Souza.