saneamento basico

Avaliação da satisfação e percepção dos usuários quanto ao abastecimento de água e coleta de esgoto no município do Crato-CE

Resumo

Em meio a preocupação com a qualidade na prestação de serviços de água e esgoto em Crato, o cliente é um dos aspectos mais importantes do negócio. Conhecer suas expectativas e os seus desejos e como estes podem ser satisfeitos, da melhor forma possível é sem sombra de dúvidas essencial para empresa.

A prestação do serviço público de saneamento básico, principalmente em municípios operados por instituições locais – administração direta, autarquias ou empresas multimunicipais, são carentes de estudo.

As principais pesquisas que avaliam a satisfação dos consumidores acerca dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário são aquelas realizadas pelas próprias empresas de saneamento. Diante disto, o presente trabalho teve como objetivo conhecer a opinião dos moradores sobre o abastecimento de água e coleta de esgoto no município de Crato- CE.

Como resultado, observou-se que qualidade da água distribuída foi avaliada positivamente por 69,5% dos entrevistados e negativamente por 9,5%, com 21% dos cratenses a qualidade dessa água é apenas regular. Quanto ao serviço de abastecimento de água realizado pela SAAEC, 70,10% dos entrevistados avaliaram de forma positiva contra 9,20% avaliaram de forma negativa e 20,70% avaliaram de forma regular.

Introdução

Embora a preocupação com a qualidade tenha começado nas fábricas, atualmente permeia também as organizações prestadoras de serviços, o governo, e as organizações nãogovernamentais (GONÇALVES, 2002). Essa preocupação com a qualidade dos serviços prestados não é diferente para as empresas de saneamento.

Em meio a essa preocupação com a qualidade na prestação de serviços, Chiavenato (2007) destaca que o cliente é um dos aspectos de maior importância do negócio. Candeloro e Almeida (2002) destaca que a satisfação do cliente é a relação entre o que o ele vê (percebe) e o que espera ver (expectativa), de onde se conclui que nada pode ser mais mutável do que a satisfação do cliente. Santos (1995) ressalta ainda que é preciso perguntar continuamente quem são os clientes da empresa, quais as suas expectativas e os seus desejos e como estes podem ser satisfeitos, da melhor forma possível.

Hoffman et al. (2009) ressaltam que a satisfação do consumidor tem que ser levada a sério, dado que sem ela a empresa não tem razão para existir. Logo se faz necessário que as organizações sempre tomem medidas para medir a satisfação dos clientes, sem esperar que ocorram muitas reclamações para que uma atitude seja tomada.

Uma das formas de se conhecer a qualidade dos serviços públicos é mediante o emprego da pesquisa de satisfação. Por meio dessa, é possível avaliar se o cliente está satisfeito com os serviços e identificar os problemas proeminentes, a fim de procurar a melhor forma de solucionálos (AKINBOADE et al., 2012; BADRI et al., 2015).

A prestação do serviço público de saneamento básico, principalmente em municípios operados por instituições locais – administração direta, autarquias ou empresas multimunicipais, são carentes de estudo. As principais pesquisas que avaliam a satisfação dos consumidores acerca dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário são aquelas realizadas pelas próprias empresas de saneamento. Essas empresas utilizam como instrumentos de pesquisa formulários temáticos de satisfação, a fim de avaliar os próprios serviços prestados, alimentando o banco de dados referente à qualidade, objetivando a melhoria contínua (ARSESP, 2013).

Diante disto, o presente trabalho teve como objetivo conhecer a opinião dos moradores sobre o abastecimento de água e coleta de esgoto no município de Crato-CE de forma a compreender  qual é: i) a efetividade dos serviços; ii) qual a avaliação e problemas com o serviço de esgoto, iii) qual a avaliação da qualidade e abastecimento de agua; vi) qual o nível de aprovação serviços da empresa de saneamento; v) quais sugestões para melhorar os serviços, dentre outros.

Autores: Cristiano Cardoso Gomes; Francisco Lôbo Tavares; André Ramos de Souza e Yanka Wandréia Nogueira Moreira.

baixe-aqui

Últimas Notícias:

Se você confunde drenagem com dragagem, você não está sozinho

Se você já viu uma rua alagada após uma chuva forte ou ouviu falar que um porto “perdeu profundidade”, provavelmente está diante de situações que envolvem drenagem ou dragagem. Os dois termos são parecidos, aparecem juntos em conversas sobre infraestrutura e meio ambiente — e é justamente por isso que costumam gerar confusão.

Leia mais »
El Niño Armadores temem demora nas dragagens e nova crise na Amazônia

El Niño: Armadores temem demora nas dragagens e nova crise na Amazônia

Cerca de R$ 300 milhões teriam sido gastos pelo governo federal em dragagens emergenciais nas hidrovias da Amazônia nos últimos três anos. O problema, segundo armadores e operadores logísticos da região. É que boa parte dessas intervenções chegou tarde demais, quando a seca já havia produzido seus efeitos mais severos e os rios começavam a recuperar seus níveis. Agora, em ano de super El Niño, o setor teme a repetição desse roteiro.

Leia mais »