saneamento basico

Uso de água residuária da suinocultura na bioestabilização de resíduos verdes urbanos

 

Resumo

Resíduos sólidos verdes provenientes de podas urbanas e de sobras de produtos hortifrutigranjeiros, assim como efluentes das atividades de suinocultura, apresentam-se como um dos principais problemas nas áreas urbanas e rurais. Uma alternativa à estabilização desses resíduos é a compostagem, seguida do processo de vermicompostagem. Neste estudo, avaliou-se a integração da compostagem e vermicompostagem na bioestabilização de resíduos sólidos verdes urbanos, utilizando-se água residuária da suinocultura e ativador comercial. Os resultados demonstraram a possibilidade da utilização da água residuária da suinocultura como agente inoculante, em substituição ao ativador comercial, visando a produção subsequente de vermicompostos. Os metais zinco e cobre foram detectados nos vermicompostos obtidos, entretanto, em concentrações que não oferecem riscos de contaminação ao solo, plantas e à saúde humana.

Autores: Morgana Suszek; Silvio C. Sampaio; Reginaldo F. Santos; Ortência L. G. S. Nunes; Simone D. Gomes; Larissa S. Mallmann.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »