saneamento basico

Uma análise qualitativa sobre concepções da sustentabilidade ambiental

Resumo

O processo acelerado de degradação ambiental é acompanhado de desafios vinculados às esferas sociais, ambientais e econômicas. Com base nessa perspectiva, o presente artigo tem como principal objetivo ponderar a produção acadêmica sobre sustentabilidade ambiental, a fim de identificar concepções e termos mais usados, bem como proporcionar um prisma crítico sobre o objeto de estudo. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura, utilizando-se o suporte dos softwares VOSviewere Iramuteq. Os principais resultados apontam a predominância de dois achados que ficam em evidência. Em primeiro lugar, a sustentabilidade ambiental em sua definição mais ampla é vista como muito complexa. Em segundo lugar, o domínio das questões econômicas a curto prazo na tomada de decisões e a falta de cooperação de outras partes interessadas para alcançar os objetivos ambientais desmotivam os governos e os seres sociais e ambientais. A partir destas constatações, sugere-se a realização de pesquisas futuras que considerem a dimensão social e econômica da sustentabilidade e potencializar temas como produção mais limpa, economia circular, economia verde, logística verde, cidades inteligentes e tecnologia da informação e comunicação.

Autores: Luis Fernando Moreira e Marcos Paulo Dhein Griebeler.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »